Brasil

Brasil tenta parceria para enviar 101 mil bolsistas aos Estados Unidos

postado em 05/09/2012 20:24
Uma comitiva formada por representantes de 66 universidades norte-americanas se encontraram nesta quarta-feira (5/9) com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, para conversar sobre o programa Ciência sem Fronteiras, que vai enviar 101 mil bolsistas para universidades ao exterior. A comitiva está no Brasil para participar da feira Education USA, que ocorre em São Paulo na próxima semana.

Mercadante disse que os Estados Unidos são líderes no que diz respeito à educação de qualidade, especialmente nas áreas prioritárias do programa de concessão de bolsas, como engenharias, tecnologias, ciência da computação, astronomia e produção de fármacos.

Segundo o ministro, o Ciência sem Fronteiras pretende firmar parcerias que possibilitem aos estudantes brasileiros fazer estágios em empresas dos Estados Unidos que mantenham operações no Brasil. ;Essa medida cria uma identidade com a empresa, gera um interesse mútuo de aprendizado;, disse Mercadante.

O próximo passo do programa será a aplicação de 150 mil exames de proficiência em inglês para os estudantes que pleiteiam vagas no Ciência sem Fronteiras. Mercadante afirmou que o idioma é um dos principais obstáculos dos alunos. ;Vamos identificar os alunos que estão próximos de obter a aprovação e vamos dar prioridade a esses alunos, montando uma estrutura de oferta de cursos de inglês nas universidades federais;, disse. Ainda neste segundo semestre, devem ser beneficiados entre 7 mil e 10 mil estudantes.



Outra medida anunciada pelo ministro é o interesse em criar paralelamente às Olimpíadas e às Paralímpiadas do Rio, em 2016, a 1; Olimpíada do Conhecimento da Juventude reunindo as principais áreas do conhecimento. ;Esta seria uma herança deixada pelo Brasil para estimular o espírito olímpico no esporte e na salas de aula;.

Ao todo, universidades de 12 países fazem parceria com o Brasil pelo programa. Os estudantes interessados em concorrer a bolsas do Ciência sem Fronteiras devem acessar o site do programa até o dia 14 de setembro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação