Brasil

Estudantes brasileiros ganham concurso de roteiros de cinema na Espanha

postado em 07/09/2012 09:58
O jovem Pabikyt Cinta Larga, 14 anos, nunca pensou que iria tão longe - ele cruzou o Atlântico e conheceu monumentos históricos em Madri e Salamanca. O jovem foi um dos vencedores, ao lado de mais quatro crianças brasileiras, do concurso de roteiros de curtas cinematográficos, feito pela Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). Na quinta-feira (6/8), 17 crianças e adolescentes da região receberam o prêmio pelo trabalho desenvolvido.

No roteiro do seu curta, Pabikyt mostrou a cultura indígena da região. Ele mora no município de Cacoal (RO), junto com a mãe, para poder frequentar a escola ; se ficasse na aldeia, não teria a oportunidade de estudar. ;Foi uma surpresa quando eu soube [que tinha ganhado]. A cidade é pequena e nunca teve esse tipo de concurso. Ainda mais um indígena ganhar, foi uma emoção muito grande;, lembra.



Depois de selecionados, os roteiros foram encaminhados a produtoras de vídeo e diretores de cinema para que fossem filmados. Entre mais de 800 roteiros inscritos, 17 foram realizados. Assim como Pabikyt, todas as crianças brasileiras vencedoras do concurso optaram por contar lendas e histórias da região onde vivem. ;Eu decidi contar algumas lendas que existem na minha cidade, acontecimentos, histórias de fantasma, muitas lendas;, conta Dener Oliveira, 11 anos, morador de Rio Formoso (PE) e roteirista do curta Rio Formoso.

Milane dos Santos, 14 anos, contou em seu curta uma lenda de sua cidade, Buriti Bravo (MA), segundo a qual uma baleia vive debaixo da fundação da igreja, que precisa ser reformada todo ano porque o animal se mexe sob a terra.

Na cerimônia de abertura do Congresso das Línguas na Educação e na Cultura, onde ocorreu a premiação, os vencedores se encontraram com parte da família real espanhola. Milane diz que essa foi a parte que mais gostou da viagem: conhecer uma princesa e um príncipe de verdade. ;Minha mãe ficou muito feliz e orgulhosa de mim; conta a menina.

Representante do Sul do país, João Pedro Braff, 11 anos, mora em Santo Antonio da Patrulha (RS). Ele contou em seu roteiro a origem dos bailes de máscara. ;O padre proibiu as pessoas de dançar porque era pecado. Aí eles não quiseram obedecer e começaram a dançar mascarados;, explica. Ele diz que ninguém precisou ensiná-lo a fazer o roteiro. ;Aprendi sozinho;, conta.

Ivi Sibele de Barros, 13 anos, também ganhadora do concurso, faz planos para o futuro. Encantada com a cidade que abriga uma das universidades mais antigas do mundo - a Universidade Salamanca, que completará 800 anos em 2018 - ela diz que quer seguir estudando até chegar ao doutorado e já escolheu sua área de formação: língua portuguesa. A menina, que gosta de escrever, resolveu contar a lenda da Cobra Grande, uma das mais tradicionais da cidade onde mora, Cruzeiro do Sul (AC).

;Achei que era uma história pela qual as pessoas podiam se interessar e resolvi escrever. Quem me falou do concurso foi a minha professora. Ela me incentivou e disse que achava que eu tinha capacidade de ganhar;, conta. Assim como Ivi, todos os ganhadores foram incentivados por professores ou coordenadores escolares a participar da competição. Todos os vídeos vencedores estarão disponíveis no site da OEI a partir de segunda-feira (10).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação