Brasil

Passagem da Bandeira Olímpica inova desfile da Independência no Rio

postado em 07/09/2012 13:52
A novidade deste ano do desfile do Dia da Independência foi a passagem da Bandeira Olímpica, levada por guardas municipais. A cidade vai sediar os Jogos Olímpicos em 2016. O desfile começou, por volta das 9h30, com o acendimento da pira do Fogo Simbólico da Pátria.

Cerca de 9 mil pessoas entre civis, militares e ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB) participaram da comemoração, além de policiais militares e rodoviários federais, bombeiros, alunos da rede pública e de projetos sociais das comunidades com as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).

Leia mais notícias em Brasil


O governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes não compareceram ao evento e foram representados por membros dos governos. Entre as autoridades presentes estavam o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Mário Sérgio Duarte; o secretário estadual de segurança pública, José Mariano Beltrame e a chefe da Polícia Civil, Marta Rocha. Mais de 5 mil pessoas acompanharam o desfile na Avenida Presidente Vargas, no centro da capital, conforme estimativa do Comando Militar do Leste.

[SAIBAMAIS]O evento ainda teve 440 viaturas das Forças Armadas e 240 cavaleiros. Houve desfile de carros de combate - inclusive de veículos blindados da Marinha usados na ocupação do Complexo do Alemão, na zona norte da cidade - voos de helicópteros do Exército, aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Associação dos Colecionadores de Veículos Militares Antigos.

Dentro da programação, navios partiram do Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste, por volta das 8h20 e cruzaram toda a orla até a Praia de Copacabana, na zona sul da cidade, seguindo depois para a Baía de Guanabara.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação