Diário de Pernambuco
postado em 19/09/2012 12:18
Um ambientalista voluntário encontrou um filhote de baleia do tipo cachalote na praia de Serrambi, em Ipojuca, nessa terça-feira. O animal foi visto por um morador em alto mar ainda ontem, mas só hoje foi encontrado por Adriano Artori, conhecido pelo trabalho de resgate de animais. O filhote tinha sete metros de comprimento por dois de largura e pesava cerca 1,5 toneladas. Já chegou na praia morto, enrolado em uma rede de pesca de navio e melado de piche.
"Infelizmente, a baleia já chegou morta. Tentei transportá-la para a Universidade Federal Rural de Pernambuco para que fosse pelo menos utilizada para estudo, mas não consegui", lamentou o ambientalista. Esta é a segunda baleia que ele encontra em menos de um mês. "No final de agosto, achei uma na praia do Paiva, filhote também, mas já tinha 16 metros. Consegui um caminhão emprestado da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho e a deixei na faculdade, mas hoje tentei com a prefeitura de Ipojuca, do Cabo, Jaboatão e até do Recife. Ninguém podia. No Recife, disseram que era responsabilidade do outro município. Assim fica complicado".
O voluntário nos resgates - que nada ganha pelo trabalho - fez um apelo. "Gostaria que os órgãos ajudassem mais. Estamos fazendo isso para tentar salvar os animais e, quando não dá, incentivar a pesquisa que vai beneficiar a todos. Não custa ajudar, estabelecer parcerias, boa vontade, essas coisas", comentou Adriano Artori.
Ao atracar na praia, a baleia ainda teve pedaços de seu corpo levado por moradores e transeuntes até que a área fosse isolado pelo ambientalista. Apesar de não ter conseguido o veículo de maior porte para trazer o animal para a instituição federal, Adriano Artori conseguiu um trator e a baleia foi enterrada na praia no final da tarde.