postado em 03/10/2012 09:47
Um acidente entre caminhão e um trem da empresa SuperVia assustou moradores do Rio de Janeiro na manhã desta quarta-feira (3/10). A colisão ocorreu às 6h40, quando o veículo pesado atravessou irregularmente uma passagem de nível próxima à estação Pavuna - entre o município de São João do Meriti e a capital carioca - e atingiu o trem na linha de Belford Roxo, que seguia para a Central do Brasil.
Assim que identificou o acidente, a concessionária acionou o Corpo de Bombeiros e o Núcleo de Policiamento Ferroviário (NPFer). Segundo a assessoria de imprensa dos bombeiros, não há feridos, mas 11 pessoas ficaram em estado de pânico. Duas foram encaminhadas ao Hospital Municipal e outras nove para o Posto de Atendimento Médico de São João de Meriti. Os demais passageiros desembarcaram na via e seguiram para a plataforma da estação Pavuna. Por conta do acidente, a circulação do ramal de Belford Roxo acontece apenas entre as estações Central do Brasil e São João de Meriti, nos dois sentidos.
Em nota, a Supervia informou que mantém todas as passagens de nível oficiais devidamente sinalizadas com comunicação luminosa e sonora em perfeito funcionamento, de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), além de adotar como norma a velocidade reduzida para 30 km/h para tráfego de trens nesses locais. A concessionária ressaltou também que o motorista que desrespeita a sinalização da linha férrea comete infração gravíssima, segundo o Artigo 212 da Lei 9503/97, com multa prevista de 180 UFIRs.
Na última semana, um acidente envolvendo um trem da Supervia deixou 16 pessoas feridas ao descarrilar e bater em uma pilastra de sustentação da Estação de Madureira, na zona norte da cidade.