postado em 03/10/2012 23:56
Por mais de uma hora, várias cidades do Centro-Oeste, Sul e Sudeste, além de dois estados do Norte ficaram sem energia elétrica, na noite desta terça-feira (3/10). O apagão ocorreu por causa de uma pane em um dos transformadores de Furnas, e é o segundo em menos de um mês no país. O último ocorreu no Nordeste, no mês passado. Segundo a Operadora Nacional do Sistema (ONS), a pane causou diminuição de carga de Itaipu, que levou à perda de 3.500mw dos 60 mil mw produzidos.
No último 23/9, um apagão de pelo menos 30 minutos já havia afetado os estados. Daquela vez, o problema começou por volta das 15h50 do sábado e atingiu em sequência os estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Maranhão, Paraíba e Sergipe. O problema irritou a presidente Dilma Rousseff, que estava em Nova York e ordenou ao ministro das Minas e Energia, Edison Lobão que fizesse uma reunião com o setor, que aconteceu também nos Estados Unidos.
Nesta terça, várias cidades foram afetadas no Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país. Acre e Rondônia também sofreram com falta de energia, por volta das 20h55 até às 21h20. O problema foi que várias distribuidoras tiveram que reduzir a carga no sistema por causa da pane no tranformador de Furnas, uma forma de não danificar o equipamento.