Brasil

Cerca de 1,8 milhão visitaram os 22 cemitérios municipais de São Paulo

postado em 02/11/2012 18:33
São Paulo ; Aproximadamente 1,8 milhão de pessoas visitaram o crematório e os 22 cemitérios municipais da capital paulista neste feriado de Finados, de acordo com o Serviço Funerário da prefeitura de São Paulo. Apenas no Cemitério de Vila Formosa (zona leste), o maior da América Latina, cerca de 300 mil pessoas buscaram os túmulos e ossuários de amigos e parentes.

Nos 763.175 metros quadrados do cemitério, era fácil de se perder. Por isso, funcionários orientavam sobre a melhor maneira de encontrar alguma das 80 mil sepulturas que existem no local. ;Mesmo com o número da quadra em mãos, eles se perdem mesmo. É fácil confundir;, disse um dos auxiliares do cemitério.

Entre os visitantes, Neuraci Dias da Silva, 27 anos, doméstica, prestava suas homenagens à mãe, falecida há dez anos. ;Trouxe flores e vou permanecer aqui enquanto as velas não derreterem;, disse.

Leia mais notícias em Brasil

Do lado de fora, comerciantes faturavam com o comércio de flores e velas. Nilse Rinato, proprietária de uma floricultura, estima que as vendas do feriado devem somar cerca de 2 mil vasos de flores. ;O que mais sai são rosas e crisântemos;, disse. Em fins de semana comuns, de acordo com ela, as vendas costumam ficar, em média, em 70 vasos.

[SAIBAMAIS]Em outro cemitério, o São Pedro, na Vila Alpina (zona leste), ambulantes que comercializavam alimentos, flores e velas sentiram uma queda no faturamento em relação ao ano passado. ;Venho para o [feriado de] Finados há uns seis anos. O movimento vem diminuindo;, disse o vendedor de cocada e quebra-queixo João Luís da Silva, de 28 anos, que saiu de São Bernardo do Campo, uma cidade da Grande São Paulo, para vender os seus produtos.

No mesmo cemitério, Luci Gomes, de 69 anos, visitava cinco parentes enterrados lá: o pai, as duas irmãs, um irmão e o marido, que faleceu há oito meses. ;Venho todo mês nesse cemitério. Sinto muita saudade. Hoje eu trouxe flores e as velas, que já acendi;, disse, emocionada.

Para este feriado, o Serviço Funerário intensificou os trabalhos de manutenção e limpeza, além de ter reforçado a segurança, com a colaboração da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar. De acordo com Ubirajara Adriano Marques, diretor do crematório e dos cemitérios municipais paulistanos, foram feitas também obras de acessibilidade. Além disso, foram disponibilizados veículos elétricos para transportar pessoas com dificuldades de locomoção.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação