Brasil

Governo propõe exame para saber se crianças aprendem a ler na idade certa

postado em 09/11/2012 08:33
Para Aloizio Mercadante, não é possível combater a evasão e a repetência sem um instrumento de avaliação
A partir do ano que vem as crianças de 7 e 8 anos de idade serão avaliadas para aferir a capacidade de ler, escrever e fazer contas básicas de matemática. Os exames estão previstos no pacote de medidas anunciadas ontem pelo governo, no lançamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Ao custo de R$ 2,7 bilhões , a proposta visa a suprir uma deficiência no aprendizado de 15,2% dos alunos brasileiros que não venceram a etapa da alfabetização até os 8 anos.

De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, serão feitos dois testes: um pelas escolas e outro pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC). A prova do Inep já será aplicada no ano que vem às crianças do 3; ano. Em 2014, passará a ser obrigatória também para os alunos do 2; ano. Hoje, os estudantes são avaliados pela primeira vez no 5; ano, pela Prova Brasil.

Segundo o ministro, o exame seguirá um único padrão, com os mesmos critérios e um quadro bem detalhado para que a rede de ensino possa tomar providências em relação à necessidade de reforço pedagógico, no sentido de assegurar que todas as crianças sejam efetivamente alfabetizadas até os 8 anos de idade.

[SAIBAMAIS];Identificando a dificuldade já com 7 anos, no ano seguinte a gente tem uma política de reforço pedagógico;, esclarece Mercadante.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação