O arquiteto Oscar Niemeyer, 104 anos, teve uma leve melhora nas funções renais, mas continua sem previsão de alta. Segundo os médicos, o estado de saúde dele ainda é delicado e requer cuidados.
Ele respira sem a ajuda aparelhos e está lúcido, mas a unidade de atendimento informa que a função renal ainda preocupa. Não há previsão de alta.
Em 15 de dezembro, o arquiteto completará 105 anos. Na frente do hospital a movimentação de jornalistas que esperavam notícias sobre o estado de saúde de Niemeyer atraiu a atenção dos moradores da região. Segundo a assessoria de imprensa do Hospital Samaritano, a família pediu discrição a respeito das condições físicas do paciente.
Niemeyer foi internado na sexta-feira da semana passada (2/11) com desidratação. Ele não estava conseguindo se alimentar nem ingerir líquidos. Devido ao quadro, nesse período, ele passou por um procedimento para implantação de uma sonda gástrica. Os problemas renais e a desidratação também foram motivos de internação do arquiteto no mês passado. Em outubro, ele ficou hospitalizado por duas semanas e teve alta no último dia 27. Mesmo internado, Niemeyer se manteve lúcido, conversou e se alimentou normalmente.
Ao todo, o arquiteto deu entrada no hospital três vezes neste ano. Em maio, o motivo foi uma pneumonia. Ele permaneceu no Hospital Samaritano por 16 dias, sendo 10 em uma unidade intermediária, recebendo tratamento antibiótico por via venosa e soro reidratante.