postado em 12/11/2012 12:10
O corpo do ator e diretor Marcos Paulo, falecido na noite desse domingo (11/11), encontra-se na capela 1 do cemitério Memorial do Carmo, zona portuária do Rio de Janeiro. No momento, apenas familiares, amigos e artistas comparecem ao velório. Muitos seguranças foram mobilizados para impedir a entrada da imprensa e do público geral, de acordo com informações da administração do local. A cerimônia de cremação no Memorial do Carmo, que estava prevista para as 11h, foi adiada, pois, segundo a administração, o crematório passou por uma reforma e ainda não está pronto para uso. O corpo de Marcos Paulo será encaminhado às 16h para o crematório da Santa Casa de Misericórdia, localizado dentro do cemitério São Francisco de Xavier, mais conhecido como "Caju". As visitas poderão ser feitas até às 16h20.
Marcos Paulo morreu aos 61 anos, de embolia pulmonar. Em agosto do ano passado, o diretor da TV Globo se submeteu a uma cirurgia para a retirada de um câncer no esôfago. A doença foi diagnosticada, precocemente, em maio de 2011. Marco Paulo atuou em dezenas de novelas, dirigiu séries na televisão e um filme: Assalto ao Banco Central, lançado em 2011. Na última sexta-feira, foi homenageado no 9; Amazonas Film Festival, que ocorreu em Manaus. Ele saiu com o prêmio na mão.
[SAIBAMAIS]Nascido em São Paulo em 1951, foi criado no bairro do Bixiga. Filho adotivo do ator e diretor Vicente Sesso, começou a trabalhar, aos 5 anos, fazendo teatro infantil. Aos 16 anos, fez sua primeira novela na TV Excelsior de São Paulo: O morro dos ventos uivantes. Passou também pela TV Record e TV Bandeirantes antes de estrear na TV Globo em 1970, na novela Pigmalião 70. Seu principal trabalho como diretor de novelas foi em Roque Santeiro, de 1985.
Em 1998, Marcos Paulo assumiu um dos núcleos de direção de programas da TV Globo. Sob sua responsabilidade, foram produzidas as novelas Meu bem querer (1998), Força de um desejo (1999), Porto dos milagres (2001), O beijo do vampiro (2002), Começar de novo (2004) e Desejo proibido (2007). Outros programas também foram produzidos pelo núcleo, como Você decide, Malhação, o especial de fim de ano Estação Globo e Os caras de pau.