Brasil

Capa que homenageou Chico Anysio rende Prêmio Esso ao Correio Braziliense

postado em 13/11/2012 08:47
Publicada em março, a capa Adeus, Chico repercutiu no meio jornalísticoO Correio Braziliense é o vencedor da categoria Primeira Página da 57; Edição do Prêmio Esso de Jornalismo. A capa Adeus, Chico concorreu com outras quatro finalistas na modalidade. No dia seguinte à morte do humorista Chico Anysio, em 24 de março, a equipe formada por Saulo Santana, Ana Dubeux, Carlos Alexandre, Plácido Fernandes, Marcelo Agner, Luís Tajes e Varilandes Gonçalves colocou na capa do jornal a expressão virtual que simboliza a tristeza, acompanhada por uma fotografia do artista e, logo abaixo, os dizeres: Adeus, Chico. Pelo trabalho escolhido, o grupo receberá um diploma e
R$ 5 mil. Neste ano, o Esso bateu recordes de inscrições com 1.302 trabalhos e 70 finalistas em 12 categorias. Os vencedores do prêmio foram anunciados ontem.

Um dos autores da capa vencedora, o designer gráfico Saulo Santana rendeu homenagem a outro profissional premiado do jornal. ;Esse prêmio é emocionante porque me lembra o Bosco (João Bosco Adelino de Almeida, falecido em dezembro de 2011, ex-editor de Arte do Correio). Dedico essa conquista a ele;, disse Santana, que hoje trabalha na imprensa alemã.

À época da publicação, a capa Adeus, Chico repercutiu entre os analistas de mídia. O site Paper Papers ressaltou a excelência do trabalho produzido pelo Correio. Atualizado pelo jornalista e consultor espanhol Toni Piquet e pelo repórter argentino e doutor em Comunicação Pública Gonzallo Peltzer, o site destacou o jornal com o título Tratar bien a los muertos (Tratar bem os mortos).

O texto comentou sobre um ditado popular de que, quando se chega a uma cidade, é importante ir a um mercado para ver como são tratados os vivos e ir a um cemitério para ver como se tratam os mortos. ;Alguns pensam que isso pode servir para os jornais, pois eles tendem a tratar mal os vivos. No entanto, há o outro lado. Jornais excelentes costumam oferecer obituários de primeira para os mortos cujas vidas deixaram marcas. O Correio Braziliense é um clássico da coisa;, dizia um trecho da publicação, em tradução livre, ao reproduzir a capa em homenagem a Chico Anysio.



O Correio foi o veículo de comunicação impresso com mais indicações ao Prêmio Esso de Jornalismo de 2012. Concorreu em cinco categorias, com oito trabalhos. Três séries de reportagens disputaram o Esso Regional Centro-Oeste. Os repórteres Alana Rizzo, Juliana Braga e Luiz Ribeiro foram finalistas com O Laranjal do Inep. Na mesma categoria, João Valadares, Júnia Gama, Ricardo Taffner, Lilian Tahan, Adriana Caitano, Karla Correia e Renata Mariz concorreram com o trabalho Fim dos 14; e 15; salários. O terceiro material finalista na categoria foi Fraude das adoções, denúncia de brasileiros que burlaram as lei de imigração na Europa, feita por Renata Mariz e Helena Mader.

Na categoria Educação, a repórter Leilane Menezes disputou com a matéria Educadora ao pé da letra. Finalista do prêmio Esso de Informação Científica, Tecnológica ou Ambiental, a série de reportagens O mal esquecido, de Vinicius Sassine, também foi uma das concorrentes. E, em Criação Gráfica, o Correio teve dois trabalhos na disputa.

O grande prêmio do Esso 2012 foi para o jornal Folha de S.Paulo, com a reportagem O jogo suspeito e a queda de Ricardo Teixeira. O Esso de Reportagem foi para Filho da Rua, trabalho publicado no jornal Zero Hora. Na categoria regional Centro-Oeste, venceu o Holocausto Brasileiro, publicado no jornal Tribuna de Minas.

Vitórias
Nas últimas oito edições do Esso, o Correio conquistou por três vezes a categoria Primeira Página. No ano passado, o jornal venceu o concurso com a capa dupla Eles nos envergonham;Ela nos orgulha, publicada em 21 de abril, em homenagem ao aniversário da cidade. O material assinado por João Bosco Adelino de Almeida, Ana Dubeux, Carlos Alexandre, Plácido Fernandes, Marcelo Agner, Luis Tajes e Marcelo Ramos mostrava em uma parte fotos da prisão do casal Guerner, acusado de formação de quadrilha e cobrança de propina em troca de vazamento de informações sigilosas do Ministério Público do Distrito Federal. A outra parte foi composta com fotos da capital federal para chamar uma série de reportagens que celebraram os 51 anos de Brasília.

Também neste ano, o Correio recebeu menção honrosa pela capa de 31 de dezembro de 2010. A primeira página do jornal trazia a manchete O ano que não queremos reviver estampada em um papel com aparência envelhecida. No total, oito fotos ilustravam escândalos políticos ocorridos naquele ano. A ponta inferior direita da capa trazia a frase ;Vire esta página;.

No ano de 2005, João Bosco, Carlos Marcelo, Cristine Gentil, Alexandre Botão e Luis Tajes também levaram o prêmio na categoria com a capa Mais quatro anos;, sobre a reeleição de George Bush, nos Estados Unidos. A capa estampou uma foto do ex-presidente e, abaixo dela, as frases destacadas: Mais quatro anos;; ; de guerra ao terror; ... de um país conservador; ; de Bush.

TUITADAS
Los diarios excelentes suelen ofrecer funerales de primera a las personas que dejan huella: http://bit.ly/GNdWGt Prêmio Esso. (Excelentes jornais que costumam oferecer funerais de primeira a pessoas que deixam sua marca)
Toni Piqué @ampique

O Correio Braziliense ganhou o Prêmio Esso de Primeira Página. Parabéns!!!
marcia witczak @marciawitczak

Prêmio Esso? Parabéns! Justo e merecido pela bela homenagem ao Chico
Stella C S Cruz @StellaCSCruz

Dá-lhe, meu povo! Parabéns a todos.
Áurea Varjão @aureavarjao

Parabéns!! Sensacional!
Sergio Cross @TwitCross

Parabéns! Twitta a pagina vencedora aí!!
Luís Eduardo Leão @bhbsb

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação