Brasil

Cresce o número de trabalhadores na administração municipal, diz IBGE

postado em 13/11/2012 15:15

Rio de Janeiro ; A Pesquisa de Informações Básicas Municipais ; Perfil dos Municípios (Munic), divulgada nesta terça-feira (13/11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que o total de trabalhadores na administração direta e indireta municipal cresceu 4,8% de 2009 para 2011, totalizando quase 6 milhões de pessoas.

Segundo a pesquisa, 94,6% dos funcionários eram ligados à administração direta (5.637.624 de pessoas) e 5,4% (323.165) estavam na administração indireta (empresas e fundações).

Para a gerente da Coordenação de População e Indicadores Sociais do IBGE, Vânia Pacheco, o aumento dos servidores nos quadros municipais é necessário. ;Para a prefeitura prestar um bom serviço, ela precisa ter bons funcionários;, disse. ;Esse aumento pode ter ocorrido por uma necessidade real das prefeituras de adequar os seus servidores ao tipo de serviço que elas vêm prestando;, avaliou.

[SAIBAMAIS]De acordo com a pesquisadora, de forma geral, as prefeituras têm melhorado as políticas públicas, desmembrando as áreas de atuação. ;Elas agora estão voltadas mais para políticas públicas que são fundamentais para a qualidade de vida da população. Acho que os municípios vêm se organizando com o passar do tempo e vêm trabalhando para melhorar a qualidade de vida da população;.

A pesquisa do IBGE aponta ainda que, em 2011, 38% dos servidores públicos municipais tinham o nível médio e 25,9%, ensino superior. Segundo os dados, 6,1% cursaram pós-graduação, enquanto 20,7% tinham o nível fundamental e 1,7% não tinham instrução.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação