Brasil

Em 10 anos, o número de vítimas de diabetes cresce no Brasil

postado em 13/11/2012 17:25
Em 10 anos, o número de mortos vítimas de diabetes vem crescendo no Brasil, de acordo com os dados divulgados pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Em entrevista coletiva nesta terça-feira (13/11), ele informa que em 2010 morreram 54 mil pessoas por conta da doença e em 2009 forma cerca de 52 mil.

Os dados do Ministério da Saúde mostram que em uma década (200-2010) mais de 470 mil pessoas morreram de diabetes no Brasil. A doença já mata mais que a Aids e os acidentes de trânsito.

Os números também apontam que as mulheres são as maiores vítimas da doença no país. Os dados mais recente mostram que em 2010 foram 30,8 mil óbitos femininos contra 24 mil masculinos.



Para o ministro, esse crescimento tem uma razão social. ;É um problema contemporâneo que se expressa de maneira diferente de acordo com a inclusão social. As políticas públicas têm que se atentar para isso;, declara.

Padilha diz que o país esta mudando demograficamente e que é preciso observar as alterações. ;O Brasil esta envelhecendo cada vez mais e metade da população está acima do peso. 15% podem ser considerados obesos. O país tem que assumir a consciência de reverter esse quadro da diabetes.;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação