postado em 16/11/2012 14:16
A Comissão Nacional da Verdade discute, a partir deste sábado (17/11), em Marabá (PA), violações dos direitos de camponeses e indígenas pelo Exército durante a Guerrilha do Araguaia, ocorrida no início da década de 70.O ex-procurador da República Cláudio Fonteles e a psicanalista Maria Rita Kehl, membros da comissão, participarão, neste sábado, de audiência pública para debater o tema. O encontro ocorrerá na Câmara de Vereadores de Marabá. Já no domingo (18/11), eles ouvirão o depoimento de ex-soldados que atuaram na região do Araguaia durante o regime militar.
[SAIBAMAIS]O Diário Oficial da União publicou nesta sexta-feira (16/11) resolução que cria, no âmbito da Comissão Nacional da Verdade, um grupo de trabalho para apurar violações aos direitos humanos com motivações políticas de pessoas que lutavam pela terra e de povos indígenas no período da ditadura militar.
O objetivo do grupo será esclarecer a autoria e as circunstâncias em que se deram violações como torturas, mortes, desaparecimentos e ocultações de cadáveres. A investigação visa a tornar públicos os locais, os autores e as instituições envolvidas nesses crimes.