Brasil

Niemeyer é transferido para Unidade Coronariana e submetido a hemodiálise

postado em 20/11/2012 08:28
Aos 104 anos, arquiteto já está há 18 dias internado. Médicos afirmam que Niemeyer está lúcido
Rio de Janeiro ; Oscar Niemeyer sofreu ontem a segunda hemorragia digestiva em menos de quatro dias. Assim como na última sexta-feira, o arquiteto teve o episódio controlado pouco tempo depois, mas, de acordo com o boletim divulgado pelo Hospital Samaritano, o estado clínico apresentou agravamento ; ele sofre de insuficiência renal. Aos 104 anos, o arquiteto foi transferido para a Unidade Coronariana, local em que os médicos monitoram detalhadamente a evolução do paciente. Segundo apurou o Correio, o arquiteto começou a fazer hemodiálise na noite dessa segunda-feira (19/11), após uma reunião da família com o médico responsável Fernando Gjorup.

Há 18 dias internado, Niemeyer passa por um momento delicado. As complicações devido ao quadro de desidratação atingiram um nível alto e passam a ser consideradas insuficiência renal, diagnosticada quando 70% dos rins não cumprem suas funções. Embora a situação inspire cuidados, o médico responsável Fernando Gjorup informou que a transferência para a Unidade Coronariana não é definitiva. ;Só depende da reação dele;, disse o diretor do Hospital Samaritano, ao Correio. Gjorup esteve acessível por alguns minutos em frente à entrada principal do hospital e não descartou o retorno do artista à Unidade Intermediária.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação