Brasil

Por causa da insuficiência renal,estado de Niemeyer inspira cuidados

postado em 21/11/2012 07:00
Rio de Janeiro ; Após 19 dias internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, Oscar Niemeyer recebe cuidados especiais. A constatação da insuficiência renal fez com que o arquiteto de 104 anos iniciasse tratamento com hemodiálise ainda na noite de segunda-feira, conforme antecipou o Correio Braziliense, e ratificou o boletim prescrito pela unidade de saúde na tarde de ontem. Sem previsão de alta, ele segue acomodado em um dos 20 leitos da Unidade Coronariana, lúcido e fazendo exercícios de fisioterapia respiratória.

Além do diretor médico do Hospital Samaritano, Fernando Gjorup, o nefrologista José Suassuna passou a acompanhar a evolução do quadro de saúde de Niemeyer. Especialista em doenças do sistema urinário, sobretudo o rim, Suassuna assinou também o documento em que Gjorup atesta o estado de insuficiência renal ; quando 70% dos rins não cumprem suas funções. Devido ao quadro crítico, desde a noite de segunda-feira, o arquiteto faz tratamento com hemodiálise.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação