Enviada Especial
postado em 28/11/2012 08:23
Rio de Janeiro ; Internado há 26 dias no Hospital Samaritano, no bairro de Botafogo, Zona Sul da capital fluminense, Oscar Niemeyer tem manifestado a médicos, parentes e amigos a vontade de retornar às suas atividades e projetos. Segundo informações de familiares, no início de noite de ontem, o arquiteto, de 104 anos, apresentou uma melhora. A hemodiálise ; procedimento que estava sendo feito de maneira constante ; foi suspensa e uma nova avaliação será feita na manhã de hoje para indicar se o procedimento será retomado.Boletim divulgado ontem à tarde pela equipe médica que acompanha o arquiteto, porém, destaca que o estado de saúde do paciente ;inspira cuidados;. O informe acrescenta que ainda não há previsão de alta. A nota oficial é assinada por Fernando Gjorup, médico que acompanhou o arquiteto nas últimas internações, e pelo nefrologista José Suassuna.
Tanto a equipe que cuida de Niemeyer quanto parentes e amigos têm ouvido as queixas sobre o longo período dentro do hospital. ;Ele reclamou que já está há muito tempo internado. Quer sair logo;, conta Carlos Oscar, neto de Niemeyer. Segundo ele, o avô apresentou uma boa melhora desde o fim de semana. ;Dizer que ele está bem, na situação em que se encontra, é complicado. Mas posso afirmar que houve uma melhora significativa. Estive ontem (segunda-feira) pessoalmente no hospital e ele se mostrou ativo, perguntou pelos meus filhos, pelos meus sobrinhos;, diz.
O neto ficou contente com a disposição do avô. ;Ele perguntou se podia tomar um café, queria saber de tudo;, conta Carlos. Bebel Niemeyer, mulher do sobrinho do arquiteto, o neurocirurgião Paulo Niemeyer, também comemorou as boas notícias sobre o integrante mais ilustre da família. ;Graças a Deus ele teve uma melhora muito boa, está bastante ativo, o que nos deixa muito animados sobre a recuperação dele;, diz Bebel, acrescentando que o marido acompanha diariamente a reação de Niemeyer ao tratamento, mantendo-a informada.
Parentes e médicos são cautelosos, entretanto, em traçar algum prognóstico para o arquiteto devido à idade avançada. Niemeyer fará 105 anos no próximo dia 15. O paciente foi internado no último dia 2 com um quadro de desidratação que afetou a função renal. Entre 16 e 19 de novembro, o arquiteto sofreu duas hemorragias digestivas, que foram controladas pela equipe médica. Os rins, porém, continuam fracos.
Esta é a terceira vez que o arquiteto é internado neste ano. Em abril, ele teve de ser hospitalizado em função de uma pneumonia. Em outubro, Niemeyer apresentou problemas de desidratação que refletiram nas funções renais. No ano passado, o arquiteto passou por uma cirurgia para a retirada da vesícula e de um tumor no intestino. Na ocasião, uma infecção urinária fez Niemeyer ficar 12 dias internado. Em todas as passagens recentes pelo hospital, o arquiteto conhecido mundialmente tem se mostrado ansioso para retomar os projetos tocados em seu escritório, no Rio de Janeiro.