postado em 29/11/2012 08:03
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou ontem o local da missa que o papa Bento XVI celebrará em julho de 2013, no encerramento da Jornada Mundial da Juventude. A missa campal, que deve reunir cerca de 2,5 milhões de pessoas, será em uma grande área rural de Guaratiba, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro. O papa falará aos jovens em um terreno de 3,5 milhões de metros quadrados, com capacidade para abrigar até 4 milhões de pessoas.
A organização da jornada montará uma estrutura com lotes e ruas, e vai instalar banheiros, postos médicos, praças de alimentação, torre de segurança, telões, bebedouros e tendas para orações. O anúncio foi feito durante o 2; Encontro de Preparação para a Jornada Mundial de Juventude, do qual participaram 200 delegados de 75 países.
O terreno foi escolhido pela facilidade de acesso. Os fieis poderão até ir a pé, se tiverem fôlego para enfrentar 13 quilômetros de caminhada. Mas o principal meio de transporte será o BRT, sistema de ônibus rápido que está sendo implantado no Rio. ;É uma área quase três vezes maior que a da última jornada, em 2011, em Madri;, disse Paes. ;Estamos agora trabalhando em cima dos planos de mobilidade, transporte e segurança. ;, completou.