Brasil

RJ vai lançar plano municipal para atendimento a usuários de crack

postado em 11/12/2012 19:28
Rio de Janeiro - A partir de 2013, a cidade do Rio de Janeiro vai ter um serviço de atendimento à saúde adequado para usuário de álcool e outras drogas. O anúncio foi feito nesta terça-feira (11/12) pelo secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, que participou da audiência pública Crack: Prevenção, Resgate e Cuidados Especializados em Saúde Mental, promovida pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ).

De acordo com o secretário, o município ampliou o atendimento básico e agora vai melhorar o atendimento especializado ao usuário de drogas. ;Estamos na fase dos termos finais para fazer o anúncio de um plano municipal para o atendimento mais adequado para lidar com essa situação;, disse.

Dohmann declarou ainda que os debates e trocas de ideia na audiência serão levados em conta na elaboração do plano. ;O plano está prestes a ser anunciado, mas ainda não está 100% concluído. Ele estará sintonizado com as políticas definidas pelo Ministério da Saúde e com os marcos legais que regulam essa ação e esse tipo de atendimento, além de ser coerente com os aspectos técnicos colocados pelos especialistas da área;.

Segundo o secretário, o Plano Municipal de Atendimento ao Usuário de Crack e Outras Drogas deve ser anunciado ainda este ano.;Não temos expectativa, no tocante à saúde, de trazer nenhuma novidade bombástica. Mas o que a gente pretende é aplicar as políticas com qualidade, de forma que elas sejam as mais resolutivas possíveis. Que a gente possa ter um processo de expansão dos serviços de atenção primária e de atenção especializada adequado para a vida com esse cenário que a sociedade nos coloca;.

A titular da 3; promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Saúde do MPRJ, Anabelle Macedo Silva, explicou que o objetivo da audiência foi colocar os gestores públicos para trocar ideias e unir forças no enfrentamento do problema.

;O ponto concreto principal da audiência pública é que haverá a apresentação, pelo município, de um plano municipal contemplando cuidados especializados em saúde mental, já absorvendo essas informações que hoje circularam aqui na audiência pública;, disse.



Participaram da audiência gestores públicos municipais, estaduais e federais, especialistas de universidades e conselhos e membros da sociedade civil.

De acordo com Anabelle, é consenso entre os especialistas e gestores que, para melhorar a atenção ao usuário de crack e outras drogas, é preciso ampliar a rede de atendimento extra-hospitalar, como os centros de Atenção Psicossocial (CAPs), além de incluir questões correlatas, como moradia, educação e geração de renda.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação