Brasil

Poeta distribui livros como presente de Natal na periferia de São Paulo

postado em 15/12/2012 17:11
São Paulo - Moradores do Jardim São Luiz e de bairros vizinhos, na região de Santo Amaro ; periferia da zona sul da cidade de São Paulo ;, que passaram pelo Largo de Piraporinha receberam neste sábado (15/12), como presente de Natal, livros de literatura com poesias e contos de autores como Mário de Andrade e Lima Barreto.

Com um microfone na mão, o poeta Sérgio Vaz explicava às pessoas que aquele movimento era o da campanha Natal com Livros ; uma ideia dele desenvolvida com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Fundação Editora da Unesp e as editoras Trip e Global.

;Esse papo de que as pessoas não gostam de ler é mito. Não leem porque não têm acesso ao livro;, disse Sérgio Vaz, enquanto falava com as pessoas que queriam saber do que se tratava aquele movimento na praça. Ele explicou que, quando chega o Natal, logo se pensa em dar brinquedos para as crianças mais pobres.;[Com a campanha], quisemos dar cidadania, pois o livro tem o poder de transformar a comunidade.;

Ele informou que foram impressos em torno de 8 mil exemplares para serem distribuídos gratuitamente com a ajuda de colabores. A revista Trip, por exemplo, organizou um evento em que arrecadou recursos para isso.

Sérgio Vaz é conhecido naquela área onde criou a Cooperativa Cultural da Periferia (Cooperifa), um movimento cultural que, todas as quartas-feiras, promove saraus de poesias e reuniões artísticas com espaço aberto à população carente, na Rua Bartolomeu dos Santos, 797, local onde funciona o bar Zé Batidão.

;Nunca fui muito fanática por leitura, mas adorei a ideia porque tem muita gente que não pode comprar livros;, afirmou Maria Áurea dos Santos, de 37 anos, ao pegar um dos exemplares. Relatando ter estudado até a 7; série, ela disse que iria ler e passar o livro para os dois filhos, um com 13 e outro com 9 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação