Adriana Izel
postado em 17/01/2013 14:20
O Ministério Público do Rio de Janeiro vai investigar a conduta da atriz Zezé Polessa que teria agredido verbalmente o motorista Nelson Anderson Lopes na última segunda-feira (14/1). O idoso de 63 anos teve uma parada cardíaca e morreu momentos depois de ter um desentendimento com a artista. A confusão teria sido causada por um engano no trajeto. Nelson deveria levar a atriz até o Projac (estúdio da TV Globo).A denúncia contra Zezé Polessa foi feita pela promotora Christiane Monnera, que é responsável pela área da 32; DP (Jacarepaguá). Ela pediu a abertura de inquérito policial para investigar o caso. De acordo com ela, o pedido surgiu levando em consideração três aspectos: a possibilidade de homicídio culposo, quando não há intenção de matar, e o descumprimento de duas normas do Estatuto do Idoso. "Quando falo em homícidio, falo na previsibilidade da situação, que é o limite da culpa. É preciso saber se no contexto ela tinha com antever a possibilidade do resultado (a morte)", explica a promotora.
Em relação ao estatuto, Christiane diz que dois artigos podem ser enquadrados na situação, o que fala sobre desdenhar e humilhar um idoso ou, ainda, o de não prestar socorro a vítima. "É preciso ouvir as testemunhas e tentar descobrir se ele passou mal na presença da atriz e, se sim, o motivo pelo qual ela não prestou socorro", afirma.
O caso ainda será investigado pela 32; DP. O delegado responsável Antonio Ricardo vai convocar as testemunhas para depor, apenas após o depoimento ficará definido se o Ministério Público continua com a investigação ou arquiva o caso.
O assunto teve grande repercussão nas mídias e também nas redes sociais. Ele esteve entre os temas mais comentados da terça-feira (15) e virou um dos Trending Topics. Depois da repercussão, a atriz lamentou em nota a morte do motorista: ;Conheci o Sr. Nelson há pouco mais de um mês e, nesse período, ele me atendeu algumas poucas vezes, como ontem. Era um senhor extremamente educado e gentil. Quando soube de seu falecimento, fiquei muito triste. À família, toda minha solidariedade e carinho;.
A TV Globo, emissora em que a atriz trabalha, também enviou um comunicado se pronunciando sobre o assunto e bancou os custos do enterro do motorista. ;O Sr. Nelson Lopes prestava serviços para a TV Globo através de uma empresa terceirizada. Há pouco mais de um mês na função de motorista, foi identificado como um profissional gentil e educado. A empresa contratante do Sr. Nelson Lopes está acompanhando a família do prestador. À família do Sr. Nelson Lopes, prestamos toda nossa solidariedade neste momento tão difícil;, diz a nota.