Brasil

Chuva que atinge país desde início do mês deve continuar em vários estados

Verão, período tipicamente chuvoso, deve continuar registrando volumes de chuva maiores do que os esperados

postado em 17/01/2013 14:34
A chuva que começou no início deste mês atingiu quase todo o país. Nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Tocantins e no Distrito Federal choveu mais do que o esperado para todo o mês. Segundo o Centro de Previsão do Tempo de Estudos Climáticos (CPTEC/INPE), a situação em todo o país é tipica do verão e é neste período que ocorrem os maiores volumes de chuvas.

;Em boa parte do país tivemos alguns volumes mais significativos, como na Região Norte, parte do Centro-Oeste e do Sudeste devido à influência da zona de convergia do Atlântico Sul;, informou o meteorologista Fábio Pinto da Rocha. No Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul e norte do Amazonas choveu abaixo da média.

Em Goiás, no Pará e no Tocantis há previsão de chuva com volume mais significativo a partir desta semana. ;A chuva deve se concentrar, a partir de hoje, um pouco mais forte no interior da Região Nordeste, praticamente em todo o estado da Bahia e ainda no norte e leste de Minas Gerais e no Espírito Santo. Mas não está descartada a possibilidade de chuva eventualmente na forma de pancadas e [com] trovadas em alguns pontos da Região Sudeste".



Fábio Rocha informou que em São Paulo os volumes de chuva foram considerados ;pouco acima da média no norte, leste e litoral". Segundo ele, a previsão é que o tempo melhore nos próximos dias, com possibilidades de chuva localizada no norte e nordeste do estado, mas no final de semana ainda podem ocorrer pancadas especialmente na faixa leste.

No Distrito Federal, choveu mais do que o esperado para todo mês de janeiro. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) choveu até hoje (17) 309.9 milímetros (mm) e o esperado para o mês seria 247.8 mm. A previsão para os próximos dia é de tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação