Morreu na manhã desta quinta-feira (24/1), aos 75 anos, o ator e cineasta carioca Zózimo Bulbul. Voz importante do movimento negro e do cinema a partir dos anos 1960, o artista foi diagnosticado com câncer no intestino em junho de 2012. Bulbul morreu em sua casa por conta de uma parada cardíaca, no bairro de Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro. O velório está previsto para as 16h de hoje, na Câmara dos Vereadores do Rio.
Bulbul foi o primeiro negro a protagonizar uma telenovela no Brasil. Em 1969, contracenou com Leila Diniz em Vidas em conflito, exibida pela TV Excelsior. Ao longo dos anos 1960, destacou-se como ator no cinema novo e participou de produções na tevê. Na posição de realizador, dirigiu Abolição (1988) e o curta-metragem Alma no olho (1973).
O diretor ocupou o cargo de presidente do Centro Afro Carioca de Cinema, organizou as seis edições do Encontro de Cinema Negro Brasil África & Caribe e, nos últimos anos, comandou oficinas de cinema para estudantes no Senegal e em Cabo Verde.
Confira trailer de filme dirigido por Zózimo
[VIDEO1]