Brasil

Sepultamentos das vítimas devem começar nesta manhã de segunda, no RS

Força-tarefa foi montada para acolher os familiares. Lista com os nomes das 231 vítimas identificadas foi divulgada pela Secretaria de Segurança do estado

postado em 28/01/2013 00:16
Tristeza e choro de centenas de pessoas marcam velório coletivo

Após um dia marcado pela dor e sofrimento dos familiares e amigos das vítimas do incêndio em Santa Maria, os cemitérios locais realizaram uma força-tarefa para que os sepultamentos dos mortos comecem já na manhã desta segunda-feira (28/1). No Cemitério Municipal, um plantão foi acionado para poder receber os pedidos de enterros, que estão previstos para iniciar às 9h. Até 1h, a movimentação de familiares e amigos das vítimas era intensa. A tragédia, considerada a quinta maior em número de mortos no país -- e a terceira maior em casas noturnas no mundo --, , de acordo com a lista final divulgada pela Secretaria de Seguranção do estado. As vítimas, em sua maioria, provavelmente morreram intoxicadas.

No entanto, o número de falecimentos pode aumentar, já que a pasta não contabiliza possíveis mortos em hospitais. A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul deve divulgar ainda hoje outra lista com os nomes de todas as pessoas que estão internadas nos hospitais. O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul informou, por meio de nota, que estará mobilizado em Santa Maria para, em um primeiro momento, prestar toda solidariedade à comunidade santa-mariense e, também, apurar as eventuais responsabilidades pelos fatos ocorridos.

Em entrevista coletiva, no Palácio Piratini, o governador Tarso Genro considerou prematuro falar em culpados, mas reconheceu que as cobranças são naturais. Para ele é necessário "apurar rigorosamente" as causas do incêndio, resumindo o ocorrido como "uma tragédia brutal". "A recomendação é que se faça um inquérito, evidentemente obedecendo todos os parâmetros legais, mas profundo, incisivo, rápido, com provas científicas e técnicas que devem ser custeadas de maneira eficiente para que tenhamos uma apuração concreta dessa tragédia. É preciso solidariedade irrestrita", falou.

Dilma chora ao encontrar familiares de vítimasPouco antes, o ministro da Saúde, , deu uma entrevista coletiva, na qual destacou que a prioridade era salvar a vida das pessoas feridas. Ele afirmou que 92 pacientes estão internados em hospitais da cidade, além de 14 pessoas que foram transferidas para Porto Alegre. Padilha disse que há, até o momento, 30 pacientes que respiram com a ajuda de aparelhos. Para estes pacientes, ele assegurou que foi disponibilizada uma estrutura de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A presidente Dilma Rousseff foi ao local do acidente, onde ficou por cerca de 15 minutos. Ela cumprimentou familiares de algumas vítimas e . Visivelmente comovida, ela foi embora sem falar com a imprensa. Dilma participava da reunião da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos com a União Europeia, no Chile, mas cancelou a participação em três reuniões com autoridades da Argentina, Letônia e Bolívia por causa da tragédia e seguiu para a cidade gaúcha, que fica a cerca de 300 quilômetros da capital Porto Alegre. Em rápida entrevista, ainda no Chile, Dilma se emocionou ao comentar a tragédia.

Veja vídeo de pronunciamento da presidente Dilma:

[VIDEO1]



[SAIBAMAIS]O Palácio do Planalto decretou no país em memória às vítimas do incêndio De tarde, as bandeiras na Esplanada dos Ministérios e no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, estavam a meio mastro. O prefeito de Santa Maria (RS), Cezar Schirmer, na cidade.

A tragédia também foi recebida com pesar na capital federal. O Governo do Distrito Federal (GDF) decidiu cancelar a para os 500 dias da Copa do Mundo. Em nota oficial, o GDF disse que "o governador lamentou o ocorrido no Rio Grande do Sul" e que este é um domingo de tristeza para todo o povo do Distrito Federal.

A notícia também . O espanhol El País, o argentino Clarín, o francê Le Monde e dezenas de periódicos deram destaque para a maior tragédia no estado brasileiro. Os governos do México, Reino Unido e Alemanha se solidarizam com a tragédia em Santa Maria e divulgaram notas de pesar às famílias das vítimas.

No começo da noite, sobre a tragédia. Na nota, assinada por Armando C. Neto, administrador do local, a equipe diz que a prioridade da casa é prestar todo o atendimento necessário aos sobreviventes e familiares das vítimas fatais. "É isso o que está sendo feito com disponibilidade de informações e acompanhamento de equipe multidisciplinar".

Vítima corre com corpo nos braços após o fogo na boate

A tragédia

O incêndio na boate Kiss, no centro de Santa Maria, começou entre 2h e 3h da madrugada de domingo, quando a banda Gurizada Fandangueira teria usado efeitos pirotécnicos durante a apresentação. O fogo teria iniciado na espuma do isolamento acústico, no teto da casa noturna. Sem conseguir sair do estabelecimento, 233 pessoas morreram. Sobreviventes dizem que seguranças pediram comanda para liberar a saída, e portas teriam sido bloqueadas por alguns minutos por funcionários.

A Secretaria de Segurança do Rio Grande do Sul havia divulgado uma lista com 233 nomes. No entanto, haviam nomes repetidos. A informação mais atualizada apontou 230 mortos reconhecidos. No entanto, um ainda não foi identificado. A identificação foi feita por familiares e amigos no Centro Municipal de Desportos. .

Força-tarefa foi montada para acolher os familiares. Lista com os nomes das 231 vítimas identificadas foi divulgada pela Secretaria de Segurança do estado

Força-tarefa foi montada para acolher os familiares. Lista com os nomes das 231 vítimas identificadas foi divulgada pela Secretaria de Segurança do estado

Força-tarefa foi montada para acolher os familiares. Lista com os nomes das 231 vítimas identificadas foi divulgada pela Secretaria de Segurança do estado

Força-tarefa foi montada para acolher os familiares. Lista com os nomes das 231 vítimas identificadas foi divulgada pela Secretaria de Segurança do estado

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação