Brasil

Força aérea brasileira e governo do Rio de Janeiro mandam reforços para RS

Avião e aparelhos hospitalares devem ajudar no tratamento das vítimas de Santa Maria

postado em 28/01/2013 18:57

Modelo C-130 Hércules, o mesmo enviado para Santa Maria (RS)A Força Aérea Brasileira informou, em nota, que enviou um avião para Porto Alegre, de forma a aumentar o número de leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital da Conceição. A rede pública do Rio de Janeiro também emprestou equipamentos para ajudar no tratamento das vítimas da tragédia de Santa Maria. Confira na íntegra a nota:

Um avião C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira decolou às 18h30 da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), com equipamentos necessários para aumentar o número de leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Conceição, em Porto Alegre (RS).

A carga é de 15 monitores de sinais vitais, 10 respiradores e 10 sistemas duplos com monitor e respirador. Estes equipamentos foram emprestados pela rede pública municipal e estadual do Rio de Janeiro após coordenação do Ministério da Saúde.

Durante a tarde, a Força Aérea Brasileira também levou mais 15 pacientes de Santa Maria para Porto Alegre. Desde domingo, 54 feridos embarcaram nas UTIs aéreas montadas em um avião C-105 Amazonas, um C-95 Bandeirante, um C-98 Caravan e dois helicópteros H-60 Blackhawk.

[SAIBAMAIS]Duas equipes de médicos e enfermeiros da FAB atuam na missão: uma no Hospital de Caridade, em Santa Maria, onde faz o tratamento intensivo dos pacientes e triagem daqueles que necessitam de traslado para Porto Alegre; e uma segunda que embarca nos voos de traslado, quando pelo menos um médico e um enfermeiro acompanha cada um dos pacientes. Ao total, são 64 profissionais da área de saúde da FAB, entre enfermeiros e médicos de especialidades como clínica geral e cirurgia plástica.

Também participam da missão psicólogos e pessoal de apoio que atuam no embarque e desembarque de aeronaves em Santa Maria, Porto Alegre e no Rio de Janeiro.

O Batalhão de Infantaria da Base Aérea de Santa Maria também atua desde a noite da tragédia com militares da Polícia da Aeronáutica e do Serviço de Salvamento e Combate a Incêndios.

Foram sepultados na tarde de hoje, no Rio Grande do Sul, os cinco militares da Força Aérea Brasileira que faleceram na tragédia: o Sargento Luiz Carlos Ludin de Oliveira e os soldados Giovani Krauchemberg Simões, Leandro Nunes da Silva, Rodrigo Dellinghausen Bairros Costa e Rhuan Scherer de Andrade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação