postado em 07/02/2013 17:07
São Paulo ; Os contratos das obras do trecho norte do Rodoanel Mário Covas foram assinados nesta quinta-feira (7/2) entre governo do estado de São Paulo e construtoras. O trecho tem 44 quilômetros (km) de extensão, de um total de 178 km da rodovia. Vai interligar a antiga estrada Campinas /São Paulo (SP-332) com a Rodovia Presidente Dutra (BR-116), passando pela Fernão Dias (BR-381) e trazendo ligação de 3,6 km ao aeroporto de Guarulhos.A obra implicará a desapropriação de 3,45 mil imóveis. Segundo o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, uma parceria com o governo federal incluirá as famílias no Programa Minha Casa, Minha Vida.
De acordo com o presidente da Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa), Laurence Casagrande Lourenço, o Rodoanel Norte deve ser inaugurado com trânsito diário de 65 mil veículos, sendo 35 mil de caminhões. ;Vamos deixar de ter uma circulação na Marginal Tietê e no início da Dutra, no trecho urbano de Guarulhos, da ordem de 17 mil caminhões;, estimou.
[SAIBAMAIS]De acordo com ele, o Rodoanel fará com que o fluxo de caminhões na Marginal Tietê seja reduzido em 40%. A emissão de gases poluentes deve cair, entre 8 e 10%, em toda a região metropolitana de São Paulo. ;Não podemos esquecer que o caminhão é o grande emissor do ponto de vista automotivo. Ele fluindo pelo Rodoanel emite muito menos do que parado em congestionamentos no perímetro urbano;, disse Laurence.
Serão feitas compensações ambientais para minimizar o impacto sobre o meio ambiente. De acordo com o governador Geraldo Alckimin, 1,6 bilhão de mudas serão plantadas em áreas degradadas da Mata Atlântica.
Segundo o presidente da Dersa, o trecho da rodovia deverá ter pedágio, mas os valores não foram estabelecidos. ;O valor do pedágio deve ser decidido ao final da obra;, declarou. ;A licença ambiental do Rodoanel obriga que a via seja ;pedagiada;, para que seja preservada a fluidez da rodovia, como uma solução rodoviária e não viária;, disse. Com isso, explicou, não haveria estímulo ao motorista em trocar as avenidas próximas pelo Rodoanel.
A previsão para o início das operações em todo o é fevereiro de 2016.