postado em 19/02/2013 17:13
De acordo com uma pesquisa divulgada na tarde desta terça-feira (19) pelo Ministério da Saúde, 21% dos acidentes de trânsito no Brasil estão relacionados com o uso de álcool. O levantamento, feito em 71 hospitais do Sistema Único de Saúde de todo o país, apontou que, com a adoção da nova Lei seca, que mostra tolerância zero ao uso de álcool, houve uma redução de 24% de mortes durante o período de carnaval.
;A relação entre o álcool e direção é fatal. Leva não só ao óbito, mas à deficiência também. Nossos dados apontam que o aumento de blitz reduz o número de acidentes no trânsito;, afirmou o ministro Alexandre Padilha.
Ainda segundo o levantamento, em 40% dos casos de acidentes no trânsito no país estão envolvidos pessoas na faixa etária entre 20 e 39 anos.
Durante a coletiva, o ministro disse ser contra os aplicativos para celulares e os perfis em sites de relacionamento que ajudam a driblar as blitzes nas cidades. ;Somos contra os aplicativos que ajudam as pessoas que beberam e pretendem dirigir a burlar a fiscalização;, disse. Em 2011, os gastos do SUS com internações de vítimas de acidentes de trânsito chegaram a R$ 200 milhões.