postado em 20/02/2013 18:22
Patrocinado pelo governo da Espanha, por meio do Ministério de Assuntos Exteriores e Cooperação, e apoiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), do governo federal, o Prêmio Mandacaru - Projetos e Práticas Inovadoras em Acesso à Água e Convivência com o Semiárido está com prazo de inscrições aberto até a próxima sexta-feira (22).A iniciativa vai premiar projetos, de todos os estados, que busquem o desenvolvimento sustentável e a produção de conhecimento em novas tecnologias para o acesso e manejo da água e, consequentemente, para a melhoria na qualidade de vida dos moradores da região, que engloba estados do nordeste e sudeste do país. As melhores ideias serão financiadas em até R$ 150 mil. Ao todo, estão previstos prêmios de R$ 960 mil.
O prêmio está dividido em quatro categorias e é dirigido a associações de agricultores familiares, que podem concorrer no eixo Experimentação no Campo; instituições de ensino e pesquisa, na categoria Pesquisa Aplicada; organizações não governamentais (ONG;s), que concorrem na categoria Replicação de Práticas Inovadoras; e prefeituras, na modalidade Gestão Inovadora.
Os projetos serão avaliados por um comissão julgadora de especialistas e estudiosos das áreas de meio ambiente, desenvolvimento social e ciência e tecnologia. Representantes da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid) e do MDS também farão parte da banca. O resultado será divulgado em 15/3 no site do Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS).
Segundo a coodenadora do projeto, Carla Gualdani, o objetivo é reconhecer tecnologias e práticas sustentáveis aplicáveis ao contexto de desigualdades da região, marcada por pouca infra-estrutura e difícil acesso a novas tecnologias. "Até 20 anos atrás, todas as iniciativas para o semiárido se preocupavam em combater a seca. Só agora se destaca uma nova articulação, de convivência com o clima, e que leva em conta os recursos naturais disponíveis e a própria cultura da região. É nesse sentido que queremos premiar as melhores ideias em tecnologias sociais ", explica.
Mais informações: (61) 3364.6005.