postado em 25/02/2013 11:42
Profissionais que vão atuar na segurança de grandes eventos do Brasil, realizados entre 2013 e 2016, farão um curso de capacitação sobre combate ao terrorismo a partir desta segunda-feira (25/2). As aulas do Curso de Gerenciamento de Controle de Fronteiras serão ministradas por representantes da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil para 24 alunos, entre policiais federais e estaduais, servidores da Receita Federal e de outros órgãos.Os alunos vão conhecer, durante 10 dias, as ferramentas e as técnicas para realizar um controle eficiente de fronteiras internacionais, como aprender a identificar explosivos, além de materiais químicos, biológicos, radioativos e nucleares. O conteúdo do curso foi desenvolvido pela Secretaria Extraordinária de Segurança de Grandes Eventos (Sesge).
Além do curso com a embaixada norte-americana, outros 360 agentes serão preparados pela Sesge e Fundação Getúlio Vargas (FGV) em doze turmas, divididas entre Brasília e Rio de Janeiro (RJ). Ao final, eles estarão aptos a coordenar, administrar e analisar cenários de segurança pública, além de oferecer respostas na área de inteligência, riscos, desastres e crises.
Os cursos de capacitação dão continuidade a um programa do Ministério da Justiça, que já formou dois mil agentes de segurança pública, e vão atuar na Copa das Confederações, Jornada Mundial da Juventude, Copa Fifa 2014 e Jogos Olímpicos de 2016. A meta do governo é qualificar 50 mil profissionais das polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar, Civil, do Corpo de Bombeiros e de instituições parceiras.