Brasil

Policiais e servidores da Receita recebem capacitação para grandes eventos

Ministério da Justiça oferece curso de gerenciamento de controle de fronteiras aos servidores da área de segurança para os eventos previstos no país entre 2013 e 2016

postado em 25/02/2013 17:51
Policiais de vários estados brasileiros, das políticas Militar, Civil e Federal e servidores da Receita Federal, começaram nesta segunda-feira (25/2) o Curso de Gerenciamento de Controle de Fronteiras do Ministério da Justiça, focado na segurança dos grandes eventos previstos no país entre 2013 e 2016. A proposta do ministério é de que sejam capacitados 50 mil servidores da área de segurança para a Copa das Confederações, a Jornada Mundial da Juventude, a Copa Fifa 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.



Durante duas semanas, os 24 alunos desta turma terão aulas teóricas e práticas ministradas por instrutores americanos. Eles aprenderão a identificar explosivos, além de materiais químicos, biológicos, radioativos e nucleares.

Segundo o titular da Secretaria Extraordinária para Segurança de Grandes Eventos (Sesge), Valdinho Caetano, 5 mil servidores já foram capacitados. Ele acredita que o trabalho conjunto dessas forças será fundamental para atuar nos grandes eventos e na melhoria da segurança nos estados. ;Um dos maiores legados que deixaremos para a segurança do país é que teremos vários profissionais [de diversos setores da área] trabalhando em conjunto, [de modo] que seja apenas um força individual;.

Caetano lembrou que quem mais vai ganhar com essa capacitação é o cidadão brasileiro. "Quanto mais nós qualificarmos o nosso profissional, melhor vai ser o serviço que ele vai prestar à sociedade, não só durante os jogos;.

Entre os equipamentos que serão usados para reforçar a fiscalização nos grandes eventos, está o cachorro eletrônico que funcionará como um farejador. Segundo o diretor de Projetos Especiais da Sesge, Mauro Magliano, o equipamento ainda não pode ser encontrado no Brasil, mas já estão sendo feitas articulações para comprá-lo.

O inspetor da Polícia Rodoviária de Santa Catarina, Evandro Bruno, um dos alunos, disse que não são apenas servidores dos estados de fronteira que estão fazendo o curso. ;Isso mostra que estamos preocupados em atingir todos os estados com uma excelente fiscalização;. Bruno disse que os conhecimentos adquiridos serão multiplicados e levados aos outros profissionais de cada estado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação