Brasil

Batizado de UFA, Rio lança novo modelo de mictório público

o mictório é uma cabine de aço, com um gancho para pendurar pastas e mochilas e um espelho. Não tem pia para lavar as mãos

postado em 26/02/2013 18:13

o mictório é uma cabine de aço, com um gancho para pendurar pastas e mochilas e um espelho. Não tem pia para lavar as mãoso mictório é uma cabine de aço, com um gancho para pendurar pastas e mochilas e um espelho. Não tem pia para lavar as mãos

Rio de Janeiro - Como parte de um projeto piloto, foi instalado nesta terça-feira (26/2) na entrada da estação de trem Central do Brasil, no centro da cidade, um novo modelo de mictório público masculino. Batizado de Unidade Fornecedora de Alívio (UFA), o mictório é uma cabine de aço, com um gancho para pendurar pastas e mochilas e um espelho. Não tem pia para lavar as mãos.

A unidade custou R$ 19 mil e resulta de uma parceria da prefeitura do Rio com a iniciativa privada.;O UFA! é mais uma tentativa de solucionar o problema da higiene;, disse, em nota, o secretário de Conservação e Serviços Públicos, Marcus Belchior. Segundo ele, o equipamento visa a conservação da cidade.

A escolha para a instalação da primeira unidade na Rua Bento Ribeiro, na Central do Brasil, foi por causa da grande movimentação de pedestres durante o dia. A cabine foi colocada em uma área gradeada, para que o usuário se sinta seguro para usá-la. Durante a madrugada, o local ficará fechado, o que dificultará a depredação.



Para funcionar, o UFA! é ligado diretamente à rede de esgoto e não tem nenhum dispositivo de descarga. O mau cheiro é evitado por meio de uma válvula que não permite o retorno do odor das galerias. Porém, não dispõe de água corrente para a lavagem das mãos. Segundo a prefeitura, a decisão é ecologicamente correta e facilita a instalação de mais unidades.

Segundo a prefeitura do Rio, o projeto resgata uma ideia do ex-prefeito Pereira Passos (1903-1906) que tentou melhorar as condições de higiene no Rio. Porém, por sucessivos atos de vandalismo, o uso dos mictórios públicos não se firmou como um hábito entre os cariocas.

Os mictórios públicos são frequentes em outras cidades do mundo, como Amsterdã e Bruxelas, na Europa. Unidades mais simples também podem ser encontradas em Roma e em Lisboa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação