Brasil

Alunos de oceanografia da Uerj participam de Trote Ecológico em Copacabana

A ação, que ocorre há 15 anos, tem como principal objetivo alertar a população para que não suje as praias

postado em 12/04/2013 13:26
Rio de Janeiro - Aproximadamente 40 novos alunos do curso de oceanografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) promoveram nesta sexta-feira (12/4) um mutirão de limpeza chamado Trote Ecológico, na Praia de Copacabana, na zona sul da capital fluminense.

A ação, que ocorre há 15 anos, tem como principal objetivo alertar a população para que não suje as praias, além de substituir o trote violento e contribuir para a formação do aluno como profissional.

Os estudantes percorreram a praia recolhendo resíduos, distribuindo panfletos educativos e sacos de lixo aos banhistas. O lixo foi separado por tipo e removido pela Companhia Estadual de Limpeza Urbana (Comlurb). Eles também montaram uma tenda na praia, onde estenderam uma faixa sobre a campanha.



De acordo com o professor de hidrografia da Uerj, Hélio Villena, coordenador do Trote Ecológico, a intenção é fazer com que desde cedo os estudantes tenham responsabilidade social e ambiental.

"Os alunos têm que ter esse papel de conscientização, ao mesmo tempo em que eles se divertem. É um trabalho de esclarecimento, trata-se de uma confraternização com ação social e esperamos que seja útil para todos", disse Villena.

A atividade faz parte do Programa de Extensão Mentalidade Marítima (Programar), vinculado à Sub-Reitoria de Extensão e Cultura da Uerj.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação