Brasil

Motoristas de ônibus do Rio poderão ser capacitados em cidadania

Inicialmente, serão 500 vagas para motoristas de transporte coletivo e mais 1,4 mil para as diversas áreas do setor

postado em 12/04/2013 20:50
Rio de Janeiro ; Motoristas de ônibus, táxis e vans da capital fluminense vão poder passar por uma capacitação nas áreas de cidadania e de relações pessoais. Nesta sexta-feira (12/4), a Secretaria Estadual de Trabalho firmou convênio com o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).

O convênio é assinado uma semana após a queda de um ônibus de um viaduto na Avenida Brasil, após uma briga entre o motorista e um passageiro, causando a morte de sete pessoas, e o um assalto seguido de estupro de um casal de turistas dentro de uma van de transporte alternativo da cidade.

Inicialmente, serão 500 vagas para motoristas de transporte coletivo e mais 1.400, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), para as diversas áreas do setor. Os cursos vão abordar temas como cidadania, autocontrole e qualidade no atendimento ao passageiro.



Segundo a secretária de Trabalho, Claise Maria, o curso de aperfeiçoamento para os motoristas vai melhorar a relação com os passageiros. ;O nosso compromisso é valorizar o trabalhador, seja, o motorista de van ou de ônibus. O curso irá aprimorar as relações interpessoal com os passageiros;, disse. Os motoristas poderão se cadastrar nas 62 unidades do Sistema Nacional de Emprego (Sine) noRio de Janeiro. As inscrições serão encaminhadas para o Sest/Senat.

De acordo com a Secretaria Municipal dos Transportes, o Rio tem cerca de 30 mil rodoviários, para uma frota de 9 mil ônibus.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação