Luiz Ribeiro/Estado de Minas - Enviado especial
postado em 18/04/2013 09:49
A terra voltou a tremer em Montes Claros, no Norte de Minas Gerais. Por volta de 7h10 desta quinta-feira (18/4), o abalo sísmico foi sentido por toda a cidade. De acordo com o Corpo de Bombeiros, moradores com medo fizeram cerca de 200 chamados, mas não houve registro de danos. O maior susto foi no aeroporto do município, porque no momento do tremor um avião da Gol decolava, mas tudo indica que não houve prejuízos ao voo. O barulho da decolagem se juntou aos ruídos do sismo e passageiros ficaram confusos dentro da aeronave.[SAIBAMAIS]Nos últimos dias, chove na cidade e ainda não haviam sido registrados abalos em períodos de precipitação. De acordo com o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Obsis), o abalo de hoje teve magnitude de 3.7 na escala Richter.
Em 6 de abril, uma série de tremores de baixa intensidade foram registrados na cidade, que fica em uma área de falha geológica de cerca de 3 quilômetros de extensão entre o Bairro Vila Atlântica e a Serra do Mel. Por conta da ;fenda; no subsolo, a terra treme com frequência na região. Mas, não há motivo de pânico para a população, pois, os abalos são, geralmente, de pequena intensidade.
O último abaldo que levou prejuízos aos moradores ocorreu em dezembro de 2012. Foi um tremor de magnitude 3.6 na escala Richter e provocou vários danos e transtornos durante a madrugada. Em maio de 2011 também ocorreu outro sismo assustador. Com magnitude 4.5, o terremoto danificou 60 imóveis, sendo que seis deles foram condenados pela Defesa Civil e outros dois interditados preventivamente.