Brasil

Sindicato diz que 25% dos professores paulistas estão em greve

Já a Secretaria de Estado de Educação contesta os números. Parados por tempo indeterminado, os professores querem reposição salarial de 36,74%

postado em 22/04/2013 20:33
São Paulo ; O Sindicado dos Professores do Ensino Oficial de São Paulo (Apeoesp) estima que 25% da categoria aderiram à greve iniciada nesta segunda-feira (22/4), após assembleia na última sexta-feira (19/4). Já a Secretaria de Estado de Educação contesta os números.

;Existem escolas cuja adesão ao movimento, se não chega a 100%, é superior a 70% ou 80% do corpo docente;, ressalta o comunicado do sindicato, que se baseia em levantamentos feitos em diferentes regiões do estado. De acordo com a secretaria, o registro de faltas cresceu 0,9%. ;Oscilação considerada normal em relação à média diária de ausências de aproximadamente 5%. Desse modo, o andamento das aulas e o calendário escolar permanecem inalterados;, diz a secretaria.



Parados por tempo indeterminado, os professores querem reposição salarial de 36,74%, melhora das condições de segurança nas escolas e cumprimento da lei que destina um terço da carga horária para atividades extraclasse, entre outras reivindicações. Uma nova assembleia está marcada para a próxima sexta-feira (26/4).

O governo de São Paulo oferece reajuste de 8,1% e diz que cumpre a exigência de liberar os professores para preparação de aulas e atividades de formação. ;Desse modo, os professores da rede estadual paulista, que já ganham 33,3% mais que o piso nacional vigente, passarão a ter, a partir de julho, uma remuneração 44,1% maior que o vencimento mínimo estabelecido em decorrência da Lei Nacional do Piso Salarial do Magistério Público;, ressalta a secretaria.

Segundo o sindicato, o aumento proposto pelo estado chega a 2,1%, porque 6% já estavam garantidos em negociação anterior.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação