Brasil

Prefeitura de São Vicente confirma primeira morte por gripe A no município

Uma grávida, de 19 anos, moradora da cidade, morreu na última quinta-feira (26/4) no Hospital Ana Costa, em Santos

postado em 26/04/2013 18:54
São Paulo ; O município de São Vicente, no litoral paulista, registrou a primeira morte por influenza A (H1N1) ; gripe suína. A vítima é uma criança de 1 ano de idade que estava internada em um hospital na cidade de Santos, segundo boletim divulgado nesta sexta-feira (26/4) pela prefeitura de São Vicente. É o quinto caso de morte por influenza A no estado de São Paulo.

No entanto, como depende de notificações encaminhadas pelas secretarias municipais de Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde só confirma, até o momento, três mortes registradas até o dia 18 de abril. Segundo a secretaria, as mortes ocorreram nas cidades de São José do Rio Preto, Catanduva e na capital paulista.



A quarta morte, ainda não computada pela Secretaria de Estado da Saúde, foi registrada no Guarujá. Uma grávida, de 19 anos, moradora da cidade, morreu na última quinta-feira (26/4) no Hospital Ana Costa, em Santos. Ela estava internada desde o dia 15 de abril. Na última segunda-feira (22/4), os médicos fizeram uma cesária de emergência. O bebê, de 7 meses, está na unidade de tratamento intensivo neonatal e o quadro de saúde é estável, segundo informou o hospital por meio de sua assessoria de imprensa. A prefeitura do Guarujá informou que este foi o único caso registrado de H1N1 no município.

A Secretaria de Estado da Saúde informou à Agência Brasil que o vírus influenza H1N1 já é classificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como gripe comum e que, portanto, somente recebe notificações de casos graves, caracterizados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). De acordo com o órgão, foram registrados 18 casos de SRGA para gripe influenza A (H1N1) e 18 para influenza sazonal (A ou B).

Para evitar a infecção por influenza A (H1N1), a prefeitura de São Vicente alertou a população para sempre higienizar as mãos com bastante água e sabão, principalmente após tossir ou espirrar, após usar o banheiro e antes das refeições. A outra dica é também proteger a boca ou o nariz com lenços ao espirrar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação