Brasil

Grupo indígena invade Fazenda Buriti no Mato Grosso do Sul

A fazenda pertence ao ex-deputado Ricardo Bacha, que está em Brasília

postado em 15/05/2013 18:53
Um grupo de índios terenas invadiu na madrugada desta quarta-feira (15) a Fazenda Buriti, no município de Sidrolândia (MS). A proprietária, seu filho e um segurança estão sendo mantidos reféns no local, de acordo com Rogério Menezes, representante da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul). Ainda segundo Menezes, o grupo está a cerca de 400 metros da sede, onde se encontram os moradores do local, que estariam impossibilitados de sair. A fazenda pertence ao ex-deputado Ricardo Bacha, que está em Brasília.

A Polícia Federal (PF) foi acionada e, nas primeiras horas da manhã, saiu da capital do estado, Campo Grande, para a Fazenda Buriti. Conforme a assessoria da PF, as equipes estão indo para, a princípio, ;verificar a real situação daquela área em conflito;, inclusive a situação das pessoas presas no local. A PF informou ainda que uma ação de retirada do grupo não está prevista em um primeiro momento, mas uma negociação não está descartada.



;O clima é tenso. A gente chegou e vieram em cima da gente. Gostaríamos de ver a família e eles não nos permitiram, não nos deixaram entrar;, diz Menezes, que foi ao local para ver como estariam a proprietária, Jucimara Bacha, e os demais ocupantes da casa. Segundo a Famasul, cerca de 200 indígenas estão no local e a intenção dos Terenas é ampliar a Aldeia Buriti de 2.090 hectares para 17 mil hectares .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação