Brasil

Incêndio volta a atingir depósito de combustível no Rio de Janeiro

Desde ontem, o Corpo de Bombeiros tenta controlar as chamas, com resfriamento líquido com espuma. Uma pessoa morreu na explosão do reservatório

postado em 24/05/2013 09:17
A forte chuva que caiu sobre o estado do Rio de Janeiro, na madrugada desta sexta-feira (24/5), ajudou, mas não foi suficiente para controlar o incêndio em um depósito de combustível. Segundo o Corpo de Bombeiros, o combate ao fogo continua nesta manhã, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e a área ao redor continua interditada. Segundo o tenente-coronel Jorge Ribeiro Lopes, subsecretário de Defesa Civil, a área só deverá ser liberada no final da tarde. Só depois disso é que os técnicos do órgão poderão fazer vistoria na região e autorizar o retorno dos moradores.

Um ponto de apoio das secretarias municipais de Defesa Civil e de Assistência Social e Direitos Humanos foi montado próximo ao local do incêndio. Funcionários estão orientando os moradores que tiveram que deixar as casas às pressas e disponibilizando cestas básicas, material de higiene pessoal, colchonetes e água potável. Segundo a Defesa Civil até o momento nenhum morador solicitou abrigo à Prefeitura, por terem conseguido se abrigar em casas de parentes e vizinhos. Um levantamento preliminar constatou que 13 imóveis apresentam sinais de combustão e 114 estão isoladas.

Chamas intensas assustaram a população: a área próxima ao local do incêndio foi evacuada

Explosão

Quando começou o incêndio, na manhã dessa quinta-feira (23/5), outros dez empregados trabalhavam na empresa, mas conseguiram escapar. A vítima fatal teve 90% do corpo queimado, chegou a ser socorrido e levado para o Hospital de Saracuruna, mas não resistiu aos ferimentos. Desde ontem, o Corpo de Bombeiros tenta controlar as chamas, com resfriamento líquido com espuma. A área próxima ao local do incêndio foi evacuada. O subsecretário contou que os bombeiros conseguiram resgatar uma moradora pouco antes da explosão de um tanque. ;Um bombeiro ajudou uma senhora com dificuldade de andar, ela usava um andador, e os bombeiros a tiraram do local e a levaram para uma kombi. Cinco ou 10 minutos depois houve uma explosão em um tanque e a região ficou em chamas. O trabalho de evacuação dos bombeiros foi muito eficiente;, lembrou.



[SAIBAMAIS]Segundo o coronel, o Corpo de Bombeiros está fazendo um levantamento sobre situação da licença da empresa. ;O Corpo de Bombeiros fiscaliza a segurança contra incêndio em um estabelecimento, que para abrir tem que constituir uma firma, ir buscar autorização no município para funcionamento e tem que tirar licenças ambientais e também do Corpo de Bombeiros. Nosso inspetor de engenharia está apurando se esta empresa tinha toda a documentação junto ao Corpo de Bombeiros. Não tem confirmação até o momento se a empresa estava operando legalmente ou ilegalmente;, disse.

O coronel informou que a Defesa Civil do estado e do município abriu um ponto de apoio para atender a população que teve de deixar a moradia por causa do incêndio. As pessoas recebem orientação para procurar abrigo na casa de parentes. O advogado da Petrogold, Fábio Kallil, disse que a empresa não teve licença ambiental cassada em 2012 e que toda a documentação está em ordem.

Com informações da Agência Brasil

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação