Brasil

Parentes das vítimas do incêndio da Boate Kiss realizam protesto

Os manifestantes reivindicam a decisão da Justiça de libertar os quatro suspeitos pela tragédia que deixou 243 mortos em janeiro deste ano

postado em 31/05/2013 07:56
Parentes e amigos das vítimas do incêndio na Boate Kiss organizaram protestos, nessa quinta-feira (30/5), em Porto Alegre e em Santa Maria contra a decisão da Justiça gaúcha de libertar os quatro acusados pela tragédia, que deixou 243 mortos, em 27 de janeiro.
[SAIBAMAIS]Os manifestantes saíram em passeata pelo centro da cidade gaúcha e prometem que vão repetir o protesto nesta sexta-feira (31/5), na Câmara de Vereadores de Santa Maria. Soltos na noite de quarta-feira (29/5), os dois proprietários da boate e os dois integrantes da banda Gurizada Fandangueira passaram o feriado com as respectivas famílias.



Relembre o caso


Na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013, durante a realização da festa universitária ;Aglomerados;, um incêndio tomou conta da boate Kiss, em Santa Maria (RS), deflagrado por um sinalizador acionado pelo cantor da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo dos Santos.

O fogo emitido pelo sinalizador atingiu a espuma do revestimento acústico da casa noturna, e se espalhou rapidamente, liberando cianeto, substância altamente tóxica. A boate possuía poucos extintores de incêndio, mas sem condições de uso, e os seguranças do local chegaram a impedir a saída do público, que fugia do incêndio, alegando que as comandas não teriam sido pagas. Barras de ferro utilizadas na organização das filas dentro da Kiss dificultaram e aumentaram o tempo de fuga dos jovens.

Posteriormente, foi descoberto que o produtor do grupo musical, Luciano Leão, havia comprado um sinalizador de baixo custo, não recomendado para ambientes fechados. Também foi apurado pela polícia civil de Santa Maria que a espuma do revestimento acústico era inadequada, tendo sido comprada pelos proprietários por ser a mais barata do mercado, e não tinha componentes antichama, como recomendado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação