Brasil

Domésticas reclamam por serem tratadas como objetos em questionário do Enem

Ao indagar que objeto o aluno possuía em casa, ele teria que responder entre TV, geladeira, aspirador e até mesmo empregada mensalista

postado em 31/05/2013 12:49
O formulário de inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) causou desconforto entre as empregadas domésticas. No meio das perguntas sobre utensílios domésticos do questionário socioeconômico, o órgão responsável pela prova pedia para o candidato assinalar quantas empregadas mensalistas ele tinha. Do mesmo jeito, era perguntado quantas geladeiras, telefones-fixos, automóveis e TV em cores, o estudante tinha.

Para a presidente da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), Creuza Maria de Oliveira, a questão fere a integridade das domésticas. "Trabalhador é um ser humano, não é utensílio da casa, do patrão, da patroa, e merece ser tratado com respeito", afirma. Na avaliação de Creuza, o Ministério da Educação(MEC) errou e discriminou a categoria. "A gente espera que o ministério altere a pergunta e se retrate diante da categoria."



Em nota, o ministro Aloizio Mercadante "considera que a forma da pergunta que se refere a trabalhadores domésticos é inadequada, e vai encaminhar a necessidade de sua adequação, preservando os critérios técnicos, mas garantindo integralmente o respeito àqueles trabalhadores". O MEC explica que o questionário é formulado com base no Critério de Classificação Econômica Brasil (CCEB), organizado pela Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP), com o objetivo de mensurar as classes sociais dos participantes. As inscrições para o exame se encerraram na segunda-feira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação