Brasil

Cerca de 25 mil manifestantes participaram de protestos em Fortaleza

Protestos não ficaram apenas nas ruas e também ocorreram no estádio

Luisa Ikemoto
postado em 19/06/2013 19:03
Aproveitando o jogo do Brasil contra México no estádio Castelão, que ocorreu às 16h desta quarta-feira (19/6), cerca de 25 mil manifestantes tomaram as ruas de Fortaleza. Os números são da Polícia Rodoviária Federal, que fez a contagem no momento da concentração.

Protesto em Fortaleza criticava gastos com eventos esportivos no país

O ponto de encontro foi a Avenida Alberto Craveiro, uma rua lateral a rodovia. Por volta das 13h os integrantes começaram a caminhada e bloquearam completamente o km-4 da BR-116. Às 15h um dos sentidos da via foi liberado, e às 16h30 a pista foi totalmente desobstruída.



No início da tarde, alguns confrontos foram registrados entre os policiais e os manifestantes. Alguns jovens jogaram pedras nos policiais, que precisaram usar bombas de gás lacrimogênio e balas de borracha para conter a multidão.

Protesto no estádio
O advogado Aurélio Furlan, 25 anos, diz que o público já tinha planejado virar as costas durante a execução do hino nacional, em forma de protesto. Ele reforça que o ato não era contra a seleção. O gesto seria um protesto "contra a corrupção brasileira, contra a educação que não existe, contra a falta de segurança", explica.

Ainda dentro do estádio, ignorando orientações da Fifa, manifestantes levaram cartazes de protestos para dentro do Castelão. Confira as fotos:

Torcedores ignoraram orientações da Fifa de não levar manifestações políticas para dentro dos estádios

Torcedor critica Blatter, da Fifa

Torcedores ergueram cartazes com reclamações durante o jogo Brasil X México no Castelão, em Fortaleza

A reforma do Castelão, onde foi disputada a partida, custou R$ 518,6 milhões

Os torcedores levaram até cartazes com slogans dos protestos, como

Muitas fotos dos protestos estão sendo compartilhadas em redes sociais

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação