Brasil

Onda de protestos de estudantes chegam ao interior de Pernambuco

A cada minuto novos eventos são criados na rede social Facebook, principal canal de comunicação dos manifestantes

postado em 19/06/2013 21:21
A onda de protestos que tomou conta das principais capitais do Brasil chegou ao interior de Pernambuco. A partir desta quinta-feira (20), diversas cidades do Sertão e do Agreste do estado terão protestos de estudantes. O número de quantos municípios farão algum tipo de movimento é incerto, uma vez que a cada minuto novos eventos são criados na rede social Facebook, principal canal de comunicação dos manifestantes.

Petrolina
Ação conjunta entre os municípios do Vale do São Francisco, dentre eles Juazeiro, localizado na Bahia. Intitulado "O Vale Acordou" o protesto tem concentração prevista para às 16h na praça da Bandeira em Juazeiro de onde seguem para Petrolina. Serão 20 minutos de caminhada e a expectativa é reunir mais de mil pessoas. ;Dentro dessa onda do nacional resolvemos organizar essa mobilização. A pauta principal é melhoria no transporte público, mas tem outras questões como saúde e educação que serão abordadas em outros momentos. A pretenção é que o movimento permaneça;, comentou a jornalista Clêilma Souza, que tem feito trabalho de assessoria de imprensa do movimento.

Garanhuns
Os manifestantes se concentrarem às 16h, na frente do Parque Euclides Dourado. A ação foi denominada de Luta Nacional Contra o Aumento das Passagens e Valorização da Democracia. Na página, foram postadas uma série de orientações para quem pretende participar da marcha. Entre elas está a orientação para que sejam estudados, anteriormente, "direitos e deveres para que seja feita, corretamente, a defesa perante qualquer abordagem policial".



Arcoverde
A concentração será às 17h em frente ao Sesc. Os manifestantes querem caminhar até a Praça da Bandeira, onde ocorrerá a abertura do São João da cidade. Os organizadores optaram por fazer um grupo fechado no Facebook para falar sobre o assunto.

Caruaru
Mais de sete mil pessoas confirmaram presença no protesto neste sábado (22) , via Facebook no ato de protesto. O evento na rede social foi criado com o nome ;Não é só pelos centavos". Entre as reivindicações expressas estão a transparência nos projetos aprovados na câmara dos vereadores, segurança, melhoria de salário dos professores e qualidade do transporte público.

Petrolândia
A hastag, que também dá nome ao grupo de Facebook anuncia: será a primeira manifestação política de Petrolândia. A manifestação está prevista para ocorrer às 9h, desta sexta-feira (21) com concentração no mercado público da cidade. Foram confirmados, até o momento, quase 600 participações. A cidade tem pouco mais de 30 mil habitantes.

Serra Talhada
Na página a convocação é direta: ;À luta, Serra Talhada;. A concentração é no pátio da feira, às 16h30. Foi pedido aos internautas que apenas confimassem presença se realmente estivessem dispostos a ir ao ato. Até o momento, quase 1.500 pessoas apareciam como ;estarão presente;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação