Brasil

Mais de 52 mil manifestantes tomam conta de avenida no Recife

Avenida Conde da Boa Vista é completamente bloqueada

Luisa Ikemoto
postado em 20/06/2013 16:43

Multidão sai às ruas em Recife
Cerca de 52 mil pessoas tomaram conta da Avenida Conde da Boa Vista, na área central do Recife, segundo a Polícia Militar. O tráfego na via está bloqueado nos dois sentidos desde as 15h. Por volta das 18h, os manifestantes chegaram à Assembleia Legislativa e fecharam a rua que dá acesso ao local.

A movimentação para os protestos começou cedo. Ainda no meio da tarde as redes sociais já estavam cheias de fotos e relatos de manifestantes que estavam se dirigindo para a praça do Derby, ponto de encontro do protesto.

Por volta das 16h, a manifestação alcançou a Ponte Duarte Coelho, onde outro grupo de participantes aguaram para se unir a multidão. A PM afirmou que o manifesto segue pacífico.

Quando viaturas da polícia passaram pelo local, foram recebidos por vaias e alguns manifestantes jogaram garrafas pets contra os veículos.

Violência
Durante as primeiras horas do protesto, aproximadamente seis pessoas foram detidas para averiguação em frente à Caixa Econômica Federal, da Avenida Conde da Boa Vista. Policiais encontraram um martelinho de ferro e fogos de artifício (rojões) com dois rapazes. Eles fugiram enquanto outras pessoas eram revistadas. Todos foram liberados.

Antes do início da caminhada, dois assaltantes foram presos após roubar o telefone celular da empregada doméstica Adriana de Paiva. Ela voltava para casa com o filho, de 9 anos, quando foi abordada pelos homens, que foram detidos. Um deles vestia a camisa da Torcida Jovem, do Sport. O aparelho telefônico já foi recuperado.

Pichações
No centro de Recife, uma minoria de manifestantes fez pichações nas vias por onde o movimento passava. Na Avenida Conde da Boa Vista, foram flagradas inúmeras grafitagens com símbolos de partidos políticos e frases como: "R$ 2,15 é roubo".

[SAIBAMAIS]Estudantes
A União dos Estudantes de Pernambuco (UEP) anunciu, na manhã de hoje, que vai marcar presença na manifestação que acontece no centro do Recife, à tarde. Desde às 14h, os estudantes estão concentrados na praça do Derby. Eles reivindicam passe livre para cotistas e com bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni), meia passagem intermunicipal e fim do limite do VEM estudantil.



De acordo com a presidenta da UEP, Melka Pinto, o ato que nasceu em São Paulo, já tomou proporções que ultrapassam o valor da tarifa de transporte. ;Vamos aproveitar o momento para focar nas reivindicações que são emergenciais para a comunidade estudantil;, explica Melka. Às16h eles se dirigem à praça do Derby. O itinerário da passeata ainda não foi definido.

Redes Sociais

Policiais pedem paz durante a manifestação


Nas redes sociais, algumas pessoas que estavam indo para o centro comentaram que foi possível ver um início de tumulto ao longo da avenida, enquanto manifestantes gritavam "sem violência". Também houve relatos de policiais que estavam com faixas brancas no braço e escritos de "Paz".

Avenida Boa Viagem
Enquanto cerca de 52 mil pessoas se concentram no Derby, um grupo de manifestantes realizam um nini protesto na Avenida Boa Viagem, cruzamento com a Rua Barão de Souza Leão. Segurando placas e cartazes pedindo a não aprovação da PEC 37, por exemplo, os participantes pararam em cima da faixa de pedestre. Cerca de 50 pessoas estão no local.

Com informações do Diário de Pernambuco

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação