Brasil

EUA orientam norte-americanos a ficarem longe de protestos no Brasil

Embaixada dos Estados Unidos divulgou nota com um balanço das manifestações e a recomendação de que os cidadãos americanos evitem as áreas nas quais podem ocorrer aglomerações

postado em 21/06/2013 11:45
Em meio ao acirramento dos protestos no país, a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil divulgou uma nota com um balanço das manifestações e a recomendação de que os cidadãos norte-americanos - que estão em viagem ou morem no país - evitem as áreas nas quais podem ocorrer aglomerações. O comunicado com o alerta está disponível na página da representação diplomática.

[SAIBAMAIS];Cidadãos [norte-]americanos devem evitar os protestos e as áreas onde possam ocorrer grandes aglomerações de pessoas. Mesmo as manifestações ou eventos destinados a serem pacíficos podem se transformar em um confronto e, possivelmente, gerar violência. Incentivamos os cidadãos norte-americanos no Brasil a acompanhar as notícias locais e planejar as suas atividades de acordo com a situação;, diz o texto.



No comunicado, a embaixada menciona uma ;possível continuação dos protestos; em várias cidades e cita São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Porto Alegre. ;Embora a maior parte da atividade nos protestos tenha sido de caráter pacífico, polícia e manifestantes foram feridos em confrontos;, diz o texto.

A nota, que é do dia 19, menciona que a ;resposta da segurança tem sido dosada;, mas adverte que a ;polícia tem usado táticas de controle de multidões, incluindo bombas de gás lacrimogêneo e unidades da cavalaria; para dispersar os manifestantes. Em caso de necessidade de ajuda, a orientação da embaixada é para que os cidadãos norte-americanos procurem uma representação diplomática dos Estados Unidos.

A embaixada fica em Brasília e há consulados no Recife, no Rio de Janeiro e o consulado-geral em São Paulo. As pessoas em viagem pelo Brasil podem obter informações atualizadas sobre as condições de segurança pelo telefone 1-888-407-4747, ligação gratuita nos Estados Unidos e no Canadá, ou pelo telefone 1-202-501-4444, em outros países, tarifa normal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação