Brasil

Chuvas no Paraná atingem 53 municípios,oito decretaram estado de emergência

De acordo com a Defesa Civil, 60.800 pessoas foram afetadas, sendo que 964 pessoas ficaram desabrigadas

postado em 26/06/2013 17:21
As fortes chuvas que caem no estado do Paraná desde a última quinta-feira (20/6), afetaram 53 municípios e atingiram mais de 6.700 casas. As cidades de Irati, Santa Tereza, São João, Itapejara do Oeste, Bituruna, Imbituva, Sulina e Teixeira Soares decretaram estado de emergência. De acordo com a Defesa Civil, 60.800 pessoas foram afetadas, sendo que 964 pessoas ficaram desabrigadas. Em Laranjeiras do Sul foram registradas duas mortes.

De acordo com a Usina Hidrelétrica de Itaipu, as chuvas provocaram a maior vazão no encontro dos rios Iguaçu e Paraná em 15 anos. Nesta terça-feira (25/6), foi registrado o volume de 33 mil metros cúbicos por segundo (m;/s). É o oitavo ano, em 29 anos de operação, que a usina registra uma vazão acima de 32 mil m;/s naquele local. As passarelas que dão acesso à Garganta do Diabo, no Parque Nacional do Iguaçu, foram interditadas por questão de segurança. As 275 quedas d;água, visíveis em dias normais, formaram quase que uma única grande queda, devido ao excesso de água.



[SAIBAMAIS]Nas Cataratas do Iguaçu, o volume de água registrado nesta terça-feira (25/6) foi 12 mil m;/s, quase 12 vezes maior que a vazão normal, de 1.200 m;/s. Itaipu pôs em funcionamento o vertedouro, que escoa a água excedente da sua capacidade de armazenamento. Nesse momento, as calhas central e esquerda. A calha direita será aberta caso a vazão supere os 30 mil m;/s.

A previsão é de uma diminuição nas chuvas na quinta-feira (27/6) e sexta-feira (28/6) no estado. Porém, as precipitações devem voltar no fim de semana.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação