Brasil

FHC é o mais novo imortal da Academia Brasileira de Letras

Outras dez pessoas concorriam com Fernando Henrique Cardoso

postado em 27/06/2013 17:13
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, 82 anos, é o novo integrante da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ele foi eleito na tarde de hoje para ocupar o lugar do jornalista João de Scantimburgo, que morreu em março, na cadeira de número 36. O ex-presidente recebeu 34 votos do total de 39. Outras dez pessoas concorriam com Fernando Henrique. O resultado confirmou o favoritismo de Cardoso.

Ele é o terceiro presidente a fazer parte da ABL. Outros chefes de governo imortais são Getúlio Vargas e José Sarney. "Essa eleição é um ato de respeito da Academia Brasileira de Letras à inteligência brasileira. A grande obra de Fernando Henrique Cardoso de sociólogo e cientista dá ainda mais corpo à Academia", afirmou o ex-presidente da ABL, Acadêmico Marcos Vinicios Villaça, logo depois da eleição, ainda no Petit Trianon.

Perfil
Sociólogo, Cardoso é professor emérito da Universidade de São Paulo (USP). Já lecionou nas universidades de Stanford, Berkeley e Brown, nos Estados Unidos, Cambridge, no Reino Unido, Paris-Nanterre, Coll;ge de France e Maison des Sciences de L;Homme, na França, FLACSO e ILPES/CEPAL, em Santiago do Chile, bem como na Universidade do Chile.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação