Brasil

Brasília e Goiânia se destacam como novo eixo migratório no país

Emprego público e bons serviços fazem do eixo Brasília-Goiânia o principal destino dos emigrantes

postado em 29/06/2013 06:04
A rodoviária interestadual é uma das portas de entrada de quem busca uma vida melhor na capital do país

Os principais destinos de quem sai da sua cidade em busca de melhores oportunidades de trabalho e de estudo não são mais os mesmos de antigamente. São Paulo e Rio de Janeiro deixaram de ser os polos de atração mais relevantes. Hoje, as duas maiores regiões metropolitanas do país perdem mais moradores do que recebem. O eixo desse fluxo migratório está se deslocando para grandes cidades emergentes, como Brasília e Goiânia. De acordo com o Atlas do Censo Demográfico 2010, divulgado, ontem, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além desse novo eixo, outros centros regionais, como Campinas e Sorocaba ; que se destacam pela produção industrial ; fazem parte dessa lista, assim como Vitória, Porto Velho e Palmas ; polos político-administrativos com investimentos em curso na área de infraestrutura, como portos e hidrelétricas.

Os números, segundo o professor de administração pública da Universidade de Brasília (UnB) José Matias-Pereira, confirmam uma tendência que tem se evidenciado nos últimos anos. ;A concentração econômica tem um limite. Chega um momento em que ela começa a gerar a chamada deseconomia. O que ocorre é um fenômeno em que se buscam novas alternativas de espaço para atuar. Esses espaços existem, são essas novas fronteiras que concentram nichos de desenvolvimento;, destaca.

Emprego público e bons serviços fazem do eixo Brasília-Goiânia o principal destino dos emigrantes

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação