As centrais sindicais que participam do Dia Nacional de Lutas em Pernambuco serão recebidas na Assembleia Legislativa de Pernambuco por um grupo representantes da Casa e do governo do estado. A conversa acontece durante a tarde desta quinta-feira (11/7), quando está agendada uma passeata da Praça do Derby, ao centro do Recife, passando pelo Palácio Joaquim Nabuco. Na sede do Legislativo estadual, diversos carros de polícia estão de prontidão desde o início da manhã para fazer a guarda do local.
Do governo do estado, estarão presentes o secretário de Articulação Social, Aluísio Lessa, e o secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar. O líder da bancada governista, deputado estadual Waldemar Borges (PSB) foi chamado, mas ainda não está confirmado, porque está no interior do estado. O líder de oposição na Casa, entretanto, deputado Daniel Coelho (PSDB), marcará presença. "Fui convidado por representantes de centrais (Força Sindical e União Geral dos Trabalhadores - UGT)", disse o tucano.
A assessoria de imprensa da Assembleia Legislativa não soube informar se o presidente deste poder, deputado Guilherme Uchoa (PDT), estaria presente. A Força Sindical afirmou ter tentado, sem sucesso, contato com ele.
Em meio às reivindicações a serem apresentadas em documento pelo manifestantes, estão o fim do fator previdenciário, a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução de salários, pela aceleração da reforma agrária e pela aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação e de 10% do Orçamento da União para a saúde. Pautas de outros grupos como a Frente de Luta pelo Transporte Público devem ser incluídas.
Durante a manhã desta quinta-feira (11/7), os manifestantes pararam PE-60 e as atividades no Complexo Portuário de Suape foram suspensas. Sete centrais sindicais participam da movimentação.Também houve interdições em várias rodovias federais no estado.