Brasil

CRM-DF critica contração de médicos estrangeiros sem revalidação do diploma

Presidente do CRM-DF, Cardoso, disse que não é contra a vinda de médicos estrangeiros, desde que eles passem pela prova elaborada pelo Ministério da Educação

postado em 16/07/2013 23:44
Em debate no Repórter Brasil, jornal da TV Brasil, o presidente do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF), Iran Cardoso, disse que trazer médicos estrangeiros para o Brasil sem revalidação do diploma é medida eleitoreira. Na avaliação da presidenta do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Maria do Socorro Souza, o governo está atendendo aos apelos da população por saúde.

Maria do Socorro defende que uma melhor distribuição dos profissionais da medicina reduziria o problema. "O governo deve regular que profissional quer formar e para onde ele deve ir", disse.



Iran Cardoso ressaltou que não faltam médicos no país, e a criação de uma carreira de Estado, nos moldes da de juiz, além da estruturação da rede pública de saúde, resolveriam o problema da falta de médicos nas regiões pobres. "Tem que ter condições para o médico atuar", ressaltou.
Ao comentar a intenção das entidades médicas de entrar na Justiça contra a contração de médicos estrangeiros sem a revalidação do diploma, presidente do CNS entende que a via judicial não é a melhor alternativa para resolver os problemas de saúde do Brasil.

Cardoso disse que não é contra a vinda de médicos estrangeiros, desde que eles passem pela prova elaborada pelo Ministério da Educação, o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida), que examina os conhecimentos dos profissionais que se formaram fora do país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação