Brasil

Dilma defende os cinco pactos como resposta às manifestações populares

Essa foi a primeira tentativa da presidente de conseguir defender as medidas bombardeadas pela oposição

postado em 18/07/2013 08:22
Em meio à mais grave crise de popularidade vivida pelo governo, a presidente Dilma Rousseff usou a reunião do Conselho do Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), nessa quarta-feira (17/7), para tentar mostrar avanços nos cinco pactos propostos como resposta às manifestações populares. Essa foi a primeira tentativa da petista de conseguir defender as medidas bombardeadas pela oposição, por entidades de classe, como os médicos, e pelos próprios parlamentares da base. Reflexo da perda de apoio entre o eleitorado, Dilma enfrenta dificuldades para fazer andar, no Congresso, ações que viabilizariam parte dos compromissos propostos nas áreas de educação, saúde, economia (leia mais na página 9), transporte público e no sistema político brasileiro, e precisa mostrar trabalho, sob pena de ver o prestígio político encolher ainda mais e ameaçar planos eleitorais em 2014.

[SAIBAMAIS]O tom dado pela presidente ao longo dos 52 minutos de discurso no fim da participação na reunião do CDES deixou clara a preocupação de Dilma com os rumos das cinco propostas e da própria sustentação política. O evento de ontem foi transformado praticamente em uma apologia aos pactos, com conselheiros se alternando com ministros na defesa das bandeiras levantadas pela presidente. Os titulares da Educação, Aloizio Mercadante, e da Saúde, Alexandre Padilha, foram escalados para rebater críticas ao recém-lançado programa Mais Médicos.



A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação